
Centenário de Luiz Pacheco celebrado em maio com um congresso
Exposições, conversas e leituras de textos do escritor são algumas das iniciativas do programa de celebrações, em Setúbal.
Exposições, conversas e leituras de textos do escritor são algumas das iniciativas do programa de celebrações, em Setúbal.
Tinha o hábito de atribuir alcunhas. Ao líder do PCP chamou Doutor ABC, sigla de Álvaro Barreirinhas Cunhal. Rebelde na universidade, cometeu um erro de que se arrependeu até ao fim da vida: ficou em casa no 25 de Abril.
Na faculdade era conhecido como social-democrata. Vasco Pulido Valente, que se viria a tornar um crítico, recorda o carisma do então amigo. O primeiro casamento que durou quatro anos e as núpcias com Maria José Ritta dias antes do 25 de Abril.
O recandidato de 2021 andava ocupado: indispôs Marcello Caetano, amava a irmã de Leonor Beleza, escrevia em jornais, organizava encontros políticos e dava-se com gente à direita e à esquerda. A quem pregava partidas.
O conflito entre a ADSE e os hospitais privados levanta uma situação curiosa. O Estado quer preços e condições especiais quando usa serviços privados.
As memórias da primeira travessia aérea Lisboa-Macau em 1924 foram apagadas porque o aviador, Sarmento de Beires, se opôs à ditadura militar e ao Estado Novo.
"António Sérgio, um homem que pensou Portugal" é o mote da exposição que ficará patente na SPA, em Lisboa.
Toda a poesia de António Botto, publicada entre 1921 e 1959, incluindo os versos políticos, é publicada na próxima semana, num volume intitulado "Poesia", numa edição do escritor Eduardo Pitta.
Morreu o pintor e morreu também o escritor, o teórico, o gravador, o ceramista, o desenhador, o homem que escrevia fados para os amigos. Aquele que foi para muitos o maior artista português da sua geração, deixa tigres, banhos turcos e um almoço muito particular
Júlio Pomar morreu esta terça-feira aos 92 anos no Hospital da Luz. Mestre das artes plásticas, desenvolveu trabalhos na área do desenho, gravura, cerâmica e até mesmo na escrita.
Resistente antifascista, durante os anos de ditadura, foi casada com o escritor e pedagogo Rómulo de Carvalho, conhecido como António Gedeão.
Romancista tinha 96 anos. Era víuva do poeta António Gedeão.
Marcou história do jornalismo português nos últimos 60 anos.
Marcou história do jornalismo português nos últimos 60 anos.
Marcou história do jornalismo português nos últimos 60 anos.
Jornalista, escritor e romancista morreu esta terça-feira, aos 83 anos.