
Dois dias após o fim do SEF, "faltam meios" à AIMA
Registaram-se alguns percalços nas operações depois da extinção do SEF, mas a avaliação geral é de que "correram bem" os dois primeiros dias da nova agência de apoio à migração.
Registaram-se alguns percalços nas operações depois da extinção do SEF, mas a avaliação geral é de que "correram bem" os dois primeiros dias da nova agência de apoio à migração.
SCIF/SEF considera que Ministério da Administração Interna tem pouco mais de um mês para divulgar onde ficarão os inspetores do SEF alocados a outras forças de segurança. Muitos já têm saída prevista do SEF.
Quase 25% dos inspetores do SEF põem em causa o dirigente sindical Acácio Pereira. Criticam o tom de uma crónica - em que disse que o Governo agiu de "boa-fé" -, a desconvocatória de uma greve e sigilo sobre negociação.
Reunião do Executivo tem em agenda a criação da Agência Portuguesa para as Migrações e Asilo, que irá substituir o Serviço de Estrangeiros e Fronteiras.
A reestruturação do SEF foi decidida pelo anterior Governo e aprovada na Assembleia da República em novembro de 2021, tendo já sido adiada por duas vezes.
O Governo deu a luz verde à transferência que está a ser feita no âmbito da reestruturação do SEF.
Voos cancelados, falta de recursos humanos e greves criaram transtornos a milhares de pessoas nos aeroportos portugueses. Serviços procuram soluções mas a situação deve arrastar-se.
Questionado se o Governo vai extinguir o Serviço de Estrangeiros e Fronteiras, o ministro José Luis Carneiro respondeu que "é um compromisso do Estado português assumido e aprovado no parlamento".
Sindicato acusou as duas polícias "têm problemas estruturais de xenofobia e racismo".
"O Senhor Presidente não se interroga pelo facto de à Assembleia da República não ter chegado nenhum - sublinho: nenhum! - parecer técnico que aconselhe a extinção do SEF?", escreveu Acácio Pereira numa carta aberta endereçada ao Presidente da República.
O que vai implicar a compra do Twitter por parte do homem mais rico do mundo? Será que estamos a assistir ao declínio da Netflix? E o que será do SEF?
À SÁBADO, o sindicato SCIF-SEF garante que não é possível continuar "eternamente com adiamentos". Já o PSD pede ao Ministro da Administração Interna que tenha "humildade para reavaliar a questão".
A extinção do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras voltou a ser adiada, pela terceira vez. A decisão foi comunicada pelo Ministro da Administração Interna após a reunião extraordinária do Conselho de Ministros.
José Luís Carneiro, o novo ministro da Administração Interna, recebeu esta semana os representantes dos três sindicatos e mantém intenções de encerrar o serviço no dia 12 de maio, a data anunciada por Eduardo Cabrita.
Pedro relata à SÁBADO a situação de incerteza em que vive. Faltam meios humanos nos serviços, nada sabe sobre o eventual processo de transição e critica a falta de critérios. O dirigente sindical Acácio Pereira fala de mal-estar no setor, provocado pela indefinição.
A greve tem tido maior impacto no aeroporto de Lisboa, onde os tempos de espera chegaram, nos últimos dois fins de semana, a atingir um pico de quatro horas.