Cientistas identificam em Portugal bactéria que reduz inflamação intestinal e trava infeção
O trabalho, descrito na publicação da especialidade Nature Communications, perspetiva novos probióticos terapêuticos.
O trabalho, descrito na publicação da especialidade Nature Communications, perspetiva novos probióticos terapêuticos.
Doenças transmitidas por alimentos continuam a afetar pessoas de todas as faixas etárias, sobretudo os grupos mais vulneráveis.
Uma em cada seis infeções bacterianas confirmadas em laboratório e que causaram em 2023 doenças comuns em pessoas de todo o mundo eram resistentes aos tratamentos com antibióticos, segundo a OMS.
É um dos hábitos mais comuns na cozinha mas não é inofensivo - pode provocar uma intoxicação depois de reaquecido. A engenheira alimentar explica que a alimentação saudável não é necessariamente segura e identifica os erros mais perigosos que estão completamente normalizados.
A conclusão é de um estudo do Instituto Nacional de Saúde Ricardo Jorge.
A ginecologista e obstetra Maria Manuel Sampaio lançou um livro, que é um guia prático para responder às questões das grávidas, que surgem dos medos que sentem e que resultam dos imensos mitos que existem.
Uma criança de sete anos morreu após uma intoxicação alimentar com almôndegas. Susete Estrela, especialista em segurança alimentar, explica os perigos dos alimentos e em especial da carne, e os cuidados a ter.
É preciso um talento natural para sovar o Presidente e, ao mesmo tempo, implodir com a independência e a autoridade que restavam do governador do Banco de Portugal, reduzido assim a pau para toda a obra: ministro, governador, chefe de governo – e, se lhe pedirem muito, representante de Portugal no próximo Festival da Eurovisão.
Apesar de um reforço dos controlos e das medidas de higiene, produtos de chocolate contaminados foram distribuídos na Europa e nos Estados Unidos.
Em Portugal, e por precaução, vários lotes vão ser retirados do mercado.
Produtos de chocolate fabricados na Bélgica foram retirados do mercado de vários países devido a casos de salmonella.
É o que defende uma cientista do Instituto Gulbenkian de Ciência. Com antibióticos, perdem-se muitas bactérias que habitam o intestino e são benéficas.
O estudo teve como primeiro autor o português Pedro Oliveira, que trabalha no Instituto de Genómica de Mount Sinai, nos Estados Unidos.
Os produtos suspeitos, baseados em proteínas de arroz, foram fabricados em Espanha, comercializados por uma empresa francesa e distribuídos para a União Europeia.
Bactéria que pode causar infeções alimentares, podendo provocar vómitos, diarreia e febre.
Conheça as histórias dos especialistas que vão mudar a medicina em Portugal.