
André Peralta Santos assume cargo de Graça Freitas na DGS até novo diretor-geral
Graça Freitas, diretora-geral da Saúde desde outubro de 2017, está aposentada a partir desta terça-feira, 1 de agosto.
Graça Freitas, diretora-geral da Saúde desde outubro de 2017, está aposentada a partir desta terça-feira, 1 de agosto.
O verão promete ser quente. Faltam médicos, há urgências forçadas a encerrar, greves marcadas e muita pressão sobre o Ministério da Saúde.
Rui Portugal, André Peralta Santos e Carla Araújo apresentaram candidaturas para serem diretor-geral da Saúde. Prazo de entrega de candidaturas terminou esta semana.
Processo de substituição de Graça Freitas tem-se prolongado e poderá ser ainda mais extenso tendo em conta que Rui Portugal demitiu-se do cargo na semana passada.
O pedido de renúncia ao cargo de Rui Portugal acontece numa altura em que está a decorrer o processo de substituição da diretora-geral da Saúde, Graça Freitas, que, no final de 2022, manifestou a sua vontade junto do Ministério da Saúde de não renovar a nomeação.
DGS alerta ainda as pessoas com fatores de risco, como maiores de 65 anos, a assistirem às cerimónias através "de meios de transmissão alternativos ou a optarem por horários em que as celebrações são menos frequentadas".
As celebrações de Natal de Marcelo vão contra as recomendações da DGS que sugeriu que se limitassem as celebrações "ao agregado familiar com quem se habita".
A Organização Mundial de Saúde apela à responsabilidade dos europeus para que não abusem das liberdades concedidas pelas autoridades neste época festiva.
Era visto como o sucessor natural de Graça Freitas, até as sugestões insólitas para um Natal em pandemia fazerem dele protagonista de memes nas redes sociais. Mas afinal quem é Rui Portugal?
Depois da Agência Europeia do Medicamento ter antecipado a data prevista para a luz verde à vacina da Pfizer e BioNTech, Alemanha agendou início da vacinação para 27 de dezembro em lares de idosos. França vai começar a distribuir um milhão de doses a 30 de dezembro.
Presidente da Comissão Europeia sublinhou que "ninguém deve pensar que está a salvo [da pandemia], não quando mais de 3 mil europeus morrem de covid-19 a cada dia".
Subdiretor-geral da Saúde, Rui Portugal, disse que "não é obrigatório" que o Natal se festeje em Portugal na noite de 24 de dezembro. Sugeriu um almoço - e até um pequeno almoço - de véspera de Natal para comemorar a época festiva.
António Costa tinha apontado os dias 4 e 5 de janeiro como "excelentes dias para começar" a vacinação à Covid-19, mas Agência Europeia do Medicamento pode aprovar a vacina da Pfizer oito dias antes do previsto. Taskforce vai decidir se antecipa plano de vacinação.
O subdiretor-geral da Saúde, Rui Portugal, avisa que é necessário "planear com cuidado" as épocas festivas e "nos adaptarmos aos novos tempos e à situação pandémica em que nos encontramos".
Coordenador do encontro de sacerdotes do Opus Dei realizado de 20 a 31 de julho e após o qual seis padres testaram positivo garante que foram cumpridas as regras da Direção Geral de Saúde.
"O que é facto é que nós sabemos que, até ter uma vacina eficaz ou um tratamento, esta doença persiste entre nós e, portanto, estamos sujeitos, pelo menos, a ondas sucessivas", sublinhou.