
Infarmed proíbe a exportação de 130 medicamentos
Ibuprofeno, insulina ou paracetamol encontram-se entre as substâncias impedidas.
Ibuprofeno, insulina ou paracetamol encontram-se entre as substâncias impedidas.
A Ordem dos Farmacêuticos refere que existem quatro mil farmacêuticos aptos a ajudar no plano de vacinação, com "total disponibilidade".
Novo Programa Nacional de Vacinação inclui vacina contra a meningite aos 2, 4 e 12 meses e contra o HPV em rapazes com 10 anos. Mas falta de vacinas vai levar a que crianças nascidas no 2.º semestre do ano tenham de esperar até 2021.
A OMS indica, num relatório, que ainda não foram obtidos dados conclusivos sobre a transmissão do SARS-CoV-2 através de superfícies e objetos. Mas dados sobre outros coronavírus justificam precauções.
Através da sua marca de vestuário MO, a Sonae Fashion vai disponibilizar as máscaras têxteis reutilizáveis inovadoras, desenvolvidas em Portugal em parceria com a comunidade científica e industrial. Custam 10 euros a unidade, 20 cêntimos por utilização.
Vai haver três novas vacinas no Programa Nacional de Vacinação e a vacina contra meningite B vai ser gratuita durante primeiro ano de vida. Conheça todas as mudanças.
Esta vacina, contra a doença invasiva meningocócica B, será dada aos dois, quatro e doze meses e vai aplicar-se, a partir de outubro de 2020.
As alterações ao PNV foram anunciadas, esta sexta-feira, pela Diretora-Geral da Saúde, Graça Freitas, e pelo secretário de Estado da Saúde, António Sales.
Vacinas da meningite B, rotavírus e vírus do papiloma humano para rapazes gratuitas estavam previstas para entrar no Plano de Vacinação em 2019, mas medida não avançou.
Só falta a decisão do Ministério da Saúde para incluir a vacina contra a doença no Plano Nacional de Vacinação, mas o Governo não se compromete com prazos. Estudos indicam que tem uma eficácia de 80%.
O HPV pode provocar cancro do colo do útero, no caso das mulheres, sendo que nos homens pode provocar lesões como verrugas, ou mesmo cancro do pénis ou do ânus.
Introdução no Plano Nacional de Vacinação das três vacinas aprovadas no OE2019 terá um custo direto de 15 milhões de euros.
Infeção pelo Vírus do Papiloma Humano é o principal fator de risco.
Depois da polémica, o Parlamento decidiu mexer na redacção final da proposta de alteração que antes aprovara de modo a garantir que a decisão será tomada em articulação com a Direcção-Geral de Saúde.
Talvez fosse boa ideia, numa Assembleia da República que tudo quer investigar, que nos explicassem como é que isto aconteceu. Para que sirva de vacina aos deputados e não volte a acontecer.
Bloco e PCP nem sempre apoiam as propostas governamentais. Mas há até traições vindas da bancada socialista.