Sábado – Pense por si

Filipe Caetano

De swing states a Colégio Eleitoral: o que saber sobre o grande circo da política americana

Se já ouviu expressões como swing states ou colégio eleitoral no contexto das eleições presidenciais norte-americanas e não percebeu o seu alcance, então está no sítio certo. Explicamos-lhe em sete questões o complexo sistema que leva à escolha de um dos mais poderosos líderes mundiais. Garantimos que nas eleições de 5 de novembro estará devidamente preparado para enfrentar o grande espetáculo da política americana como um verdadeiro especialista.

Relatório minoritário

Teses sobre o populismo

Avança com respeito pela legalidade eleitoral, em vez de preferir a revolução pelas armas, ou a tomada dos palácios. Mas é inflamado, radical, inovador, e diz-se farto dos partidos tradicionais. Contesta as elites em nome das massas, e o poder dos grandes em nome do homem da rua. Já foi de “esquerda”, mas pode ser de “direita”. Apresentamos-vos o “populismo”

Gustavo Sampaio

PERFIS: A mulher que nunca desiste e o magnata que não tem limites

Hillary sobreviveu ao escândalo de adultério do marido Bill Clinton, à derrota em 2008 contra Barack Obama, à tragédia de Benghazi e à controvérsia da utilização do “e-mail” pessoal. Trump demonstrou que quanto mais polémico, mais popular se é. E conseguiu ser o candidato presidencial republicano

Romney bem preparado derrota Obama por larga margem

O candidato republicano Mitt Romney foi apontado como o vencedor do primeiro debate presidencial com Barack Obama, que decorreu na noite desta quarta-feira (madrugada de quinta-feira em Portugal), por 67 por cento dos eleitores contactados pela CNN, contra apenas 25 por cento que indicaram o actual presidente dos EUA.

A Newsletter SÁBADO Edição Noite no seu e-mail
Tudo o que precisa de saber sobre o que está a acontecer em Portugal e no mundo. Enviada de segunda a domingo às 21h