Balsemão em 5 momentos-chave: do Expresso à revisão constitucional
No longo percurso de Francisco Pinto Balsemão como jornalista, empresário de media e político há uma mão cheia de momentos cruciais – e marcas que ficarão após a sua morte.
No longo percurso de Francisco Pinto Balsemão como jornalista, empresário de media e político há uma mão cheia de momentos cruciais – e marcas que ficarão após a sua morte.
As negociações com a MediaForEurope, um contacto aberto por António Horta Osório, incluem a permanência dos Balsemão no capital e na gestão da dona da SIC e do Expresso. Quem mandará no imediato está por acertar, mas os italianos vêm para controlar - agora ou mais tarde. Há otimismo, mas incerteza, sobre a concretização do negócio, que não deverá incluir um perdão de dívida bancária. Os Soares dos Santos pensaram investir, mas queriam cortar a fundo e mandar - Balsemão não aceitou.
O Sporting tem a história e a estatística a seu favor, mas o Benfica é o único que sabe o que é ultrapassar o líder e festejar mesmo no fim. Se leões e águias terminarem com os mesmos pontos, será a sétima vez que os dois primeiros acabam empatados, apurando-se assim o campeão pela vantagem no confronto direto.
Lobista-mor da República para uns, advogado e executivo dedicado para outros, o ex-político José Luís Arnaut acumulou uma dúzia de cargos nos setores mais poderosos da economia: energia, turismo, futebol, advocacia, finança. Será protagonista nas negociações com o Estado para o novo aeroporto. Este é o seu trajeto até ao topo.
As subvenções públicas aumentaram 17% no ano passado. O dinheiro do Estado tem uma influência crucial em todo o lado: empresas, desporto, cultura, religião, ação social. IGF diz que falta controlo.
O medo é a doce pestilência da alma, mas é também um instrumento de sobrevivência. Dá-nos força. Empurra-nos para a frente. Também nos leva a fazer coisas estúpidas.
Tribunais, acusações de falsificação de documentos e de má gestão. Uma das maiores têxteis do país está no centro de uma batalha entre tio e sobrinho da família fundadora, os Oliveira.
Juntar mais do que quatro cargos é regra nas maiores empresas portuguesas (e lá fora). A tendência de reduzir a acumulação, que tem riscos, ainda não chegou cá.
A Lipaco está em França a apresentar um fio que aumenta a capacidade refletora dos "gilets jaunes". Até 14 de fevereiro, a feira Première Vision conta com uma delegação de meia centena de exportadoras portuguesas.
Depois do desafio de Montenegro à convocação de eleições diretas antecipadas - rejeitado por Rio -, a semana social-democrata começa com os dois protagonistas da crise separados por centenas de quilómetros.
A Riopele assistiu, em outubro, a uma apresentação da start-up IOTech, que está numa incubadora por si promovida. Gostou e quis investir. Ficou com 10% da tecnológica.
A Câmara de Famalicão, o terceiro concelho mais exportador do país, aprovou a criação de uma Bolsa de Peritos para Apoio ao Desenvolvimento de Negócios, que visa ajudar novos empreendedores.
Empresas mostram-se aos jovens e desempregados que procuram trabalho.
A Câmara de Famalicão tem uma "bolsa de disponibilidade imediata" de 350 empregos para os trabalhadores da Ricon, manifestada por cerca de duas dezenas de empresas do concelho, grande parte do sector têxtil
Há empresas de Famalicão disponíveis para contratar operários que ficaram sem trabalho depois da falência do maior empregador da indústria têxtil do Vale do Ave.