
Dácio, o Barão Vermelho - 1ª parte
Há 30 anos, matou a mulher e o filho e suicidou-se, em Lisboa. Traçamos aqui a história do antigo alfarrabista, amigo de figuras como Mário Cesariny ou Luiz Pacheco, e que teve uma segunda família em Londres.
Há 30 anos, matou a mulher e o filho e suicidou-se, em Lisboa. Traçamos aqui a história do antigo alfarrabista, amigo de figuras como Mário Cesariny ou Luiz Pacheco, e que teve uma segunda família em Londres.
Os EUA e os seus períodos eleitorais nos últimos anos, particularmente os três que envolvem Donald Trump, são um profundo exemplo do impacto da empatia.
O Rei Lagarto passaria a octogenário neste 8 de dezembro. Cantor, poeta, vocalista e alma dos The Doors, deixou-nos em 1971 para se tornar um ícone imortal. Esta é a sua história.
Leia o sétimo capítulo da nova obra do escritor e co-argumentista João Tordo, inédita e em exclusivo para a SÁBADO.
Os destinos sanguinolentos de um coronel da Força Aérea russa, e do burocrata cinzento de um grande romance queirosiano, possuem enormes semelhanças. Mas Teodoro arrependeu-se.
Mohamed Mbougar Sarr, senegalês, venceu o prémio Goncourt com A Mais Secreta Memória dos Homens, um suposto romance-bomba. O desafio central é: o que pode a ficção fazer ou desfazer da vida?
Descubra as novidades de várias editoras.
No século XIX, esta valorização da singularidade fez do desvio um valor paradigmático. Muitos escritores identificavam-se com os marginais e defendiam tudo o que provocasse horror à burguesia.
Hemingway confessa que já não conseguia enfrentar um touro, excepto quando tomava três ou quatro cálices de absinto, porque “me inflamavam a coragem e me distorciam os reflexos”.
O génio é um ser à parte, infeliz e incapaz de lidar com o quotidiano estrangulador, cujo destino sobre a Terra é sofrer e viver numa solidão terrorífica, vítima expiatória de uma sociedade materialista.
Na minha maneira liberal de observar as manifestações quotidianas, o supositório funciona como uma alegoria do modo humano de fazer as coisas, onde a fronteira entre civilização e barbárie é mais fina e estaladiça que massa folhada no forno
Interrompido pela Covid-19, em março, o ciclo está de volta, prolongando-se até 17 de outubro
Entrar em 2020 é saber que Horses, álbum olímpico de Patti Smith, comemora o seu 45º aniversário. Haverá melhor antídoto para o desânimo destes dias de quarentena?
Morreu o pintor e morreu também o escritor, o teórico, o gravador, o ceramista, o desenhador, o homem que escrevia fados para os amigos. Aquele que foi para muitos o maior artista português da sua geração, deixa tigres, banhos turcos e um almoço muito particular
No Tempo Todo reúne quase 300 obras de um dos artistas mais enigmáticos e complexos da arte contemporânea portuguesa. A exposição que é inaugurada esta quinta-feira, 8, é a primeira retrospectiva a ser montada após a morte do "pintor das palavras"
Há obras de ficção e não ficção, poesia, conto ou ensaio. Dulce Maria Cardoso, James Baldwin, Salman Rushdie, João Tordo, Adília Lopes, David Lynch (na foto) são alguns dos autores em destaque