Estudo revela que doses personalizadas de hemodiálise aumentam sobrevivência dos doentes
Fundação Espanhola do Rim liderou o trabalho publicado na revista "Clinical Kidney Journal".
Fundação Espanhola do Rim liderou o trabalho publicado na revista "Clinical Kidney Journal".
No mês de sensibilização para este tipo de tumor, Filipe Paixão conta na primeira pessoa como recebeu o diagnóstico e a importância de haver um rastreio. Fez recentemente 40 anos e não sabe por quanto tempo conseguirá desafiar as estatísticas. O cancro do pulmão é o que mais mata, justamente porque a maioria se descobre muito tarde.
Ligou para a Saúde 24 quando começou a sentir as contrações, mas em vez de enviarem uma ambulância, pediram-lhe para ir de carro.
O tribunal sublinha que, embora a Secretaria Regional de Equipamentos e Infraestruturas tenha alertado o consórcio para a situação, "não exigiu a regularização dos subcontratos por via da sua ratificação, suspendendo ou condicionando a sua aceitação".
Reabriu em maio e é um porto seguro de Lisboa, com uma longa lista de espera. Porque é tão difícil de reservar? O ambiente e o arroz de pato (€14) ajudam a explicar.
Drogas vivas no corpo durante meses, robôs que operam com menos danos, implantes milimétricos de gelatina, terapias que salvam vidas e estão a tornar crónica a terrível doença.
Não são só os elevadores que impedem a realização dos transplantes nas crianças, há falta de camas e de profissionais. Cinco pais relatam à SÁBADO a sua angústia.
Towana Looney, de 53 anos, recebeu um rim de porco e é agora a primeira recetora a mantê-lo mais de dois meses. Apenas quatro americanos receberam um órgão deste animal.
O empresário António Fontes revelou que tinha ganho dois meses antes de a concorrência saber e quando nem os concorrentes eram ainda públicos. O processo está em espera: “O presidente do governo disse-me pessoalmente que não podia haver adjudicação com o governo em gestão.”
Animais estão a ser geneticamente modificados para que os seus órgãos não sejam rejeitados pelo corpo humano.
Dizia sofrer de uma doença rara e fatal e a sua história foi um dos enredos da famosa série de TV. Afinal era tudo mentira.
E, enquanto comemos cada vez pior, construímos um admirável mundo novo ao qual apenas alguns conseguem chegar. Paradigmático? Muito.
A taxa de sobrevivência dos primeiros 50 transplantes faciais do mundo é "animadora" e autores de estudo recomendam que comece a ser mais comum, mas cirurgião avisa para os riscos.
Aquilo que come pode proporcionar-lhe saúde e bem-estar ou doenças crónicas e perda de qualidade de vida. Mas não basta escolher os alimentos certos, há que saber como juntá-los e quando ingeri-los. Dez especialistas explicam tudo à SÁBADO.
Durante sete anos, Gonçalo Figueiredo esperou por um transplante de rins, mas acabou por precisar também de um coração. Chegou a ter 12 quilos de quistos nos rins, e conta a sua história no Dia Nacional da Doação de Órgãos e da Transplantação.
Lisa Pisano estava à beira da morte por insuficiência renal e cardíaca quando cirurgiões em Nova Iorque realizaram um transplante de rim de porco.