
Cancro: Os novos avanços da medicina
Drogas vivas no corpo durante meses, robôs que operam com menos danos, implantes milimétricos de gelatina, terapias que salvam vidas e estão a tornar crónica a terrível doença.
Drogas vivas no corpo durante meses, robôs que operam com menos danos, implantes milimétricos de gelatina, terapias que salvam vidas e estão a tornar crónica a terrível doença.
Estudo publicado na revista Science mostrou como as atividades de conservação podem abrandar o declínio da biodiversidade, num momento em que cerca de 44 mil espécies se encontram em vias de extinção.
As alterações climáticas podem introduzir mudanças na nossa dieta. Razão: com o aumento da temperatura do mar, espécies como a sardinha e a cavala tendem a migrar para águas mais frias.
A COP28 vai decorrer entre 30 de novembro e 12 de dezembro no Dubai, numa altura em que o planeta caminha para um aquecimento de 2,5°C a 2,9°C até ao final do século.
Os maiores desaparecem e o ecossistema marinho ajusta-se às mudanças, conclui um estudo global publicado na revista Science. Portugal está representado na análise: uma cientista explica à SÁBADO a urgência da proteção das espécies e o impacto à mesa.
A conclusão do estudo é clara: "Os glaciares suíços estão a derreter cada vez mais rápido".
Ter um cão ou um gato reduz o cortisol, a hormona libertada em momentos de stresse, e pode aumentar três vezes a oxitocina, a hormona do amor. Também faz descer o risco de doenças cardiovasculares, incluindo os AVC. Nos idosos trava o declínio cognitivo e nas crianças e adolescentes combate a hiperatividade.
Os cientistas descobriram que o metabolismo não varia na idade adulta e nem o exercício o acelera. A prova? Uma tribo queima as mesmas calorias que um norte-americano
Em África, o uso de arcos e flechas foi documentado desde há 70.000 anos, mas, na Europa, até agora, a evidência mais antiga tinha entre 10.000 e 12.000 anos.
Um estudo lança uma nova luz sobre a compreensão destes homens pré-históricos, que caçavam elefantes de 13 toneladas e quatro metros de altura.
Cientistas utilizaram ratos e colocaram as suas células num tipo especial de gel que permitiu reprogramá-las e criar cabelos. Um mês depois, os folículos atingiram os 3 milímetros. Técnica pode ajudar quem sofre de alopecia.
A vacina instrui o sistema imunológico a reconhecer as células cancerígenas e é associada à imunoterapia.
Ana Paula Pêgo e Henrique Veiga-Fernandes são os únicos membros portugueses. Mandato dura dois anos.
Em experiências realizadas em animais com o fármaco plitidepsina, medicamento usado em tumores, o resultado foi uma eficácia antiviral e toxicidade prometedoras.
Os Estados Unidos produzem mais plástico por pessoa que qualquer outro país, de acordo com um novo estudo. Mais de metade do plástico recolhido para reciclar nos EUA foi enviado para fora.
Estudo da Universidade de Oxford aponta que 64% dos pacientes hospitalizados com o novo coronavírus apresenta falta de ar 2 a 3 meses depois de serem infetados. E quase 40% tem sintomas de depressão.