
José Gil: "Estamos a viver uma última fase frenética do prazer. Come-se cultura"
Com 86 anos, diz que escrever e pensar o mundo não é uma profissão, mas uma forma de viver. E que as alterações climáticas vão originar uma revolução no pensamento
Com 86 anos, diz que escrever e pensar o mundo não é uma profissão, mas uma forma de viver. E que as alterações climáticas vão originar uma revolução no pensamento
Gouveia e Melo confirmou que é candidato às presidenciais de janeiro de 2026, em declarações à Rádio Renascença, no passado dia 14, em plena campanha eleitoral para as legislativas antecipadas.
Em causa está o facto de o apoiante de Mondlane, Joel Amaral, ter sido baleado no domingo.
Tenciona avançar com a candidatura a Belém, e as sondagens dão-lhe respaldo – já a popularidade dentro da Marinha deixa a desejar. A ambição que o fez destacar-se também criou anticorpos.
Venâncio Modlane convovou os protestos para contestar os resultados eleitorais que o deram como derrotado. Apelou à paralisão da economia do país, até sexta-feira.
Para esta quinta-feira está previsto o anúncio dos resultados eleitorais das presidenciais moçambicanas. O candidato apoiado pelo PODEMOS reclama vitória e denuncia fraude eleitoral. Quem é Venâncio Mondlane que se meteu entre os dois principais partidos: Frelimo e Renamo?
Houve casamentos com anéis emprestados e rolos de fotografia fora de prazo; bebés que nasceram ao som de tiros e miúdos de 12 anos a conduzir automóveis rumo à fronteira com à África do Sul. No horizonte, a metrópole distante e muitas vezes desconhecida, para onde ninguém queria vir. E de onde alguns voltariam a sair.
António é o mais à esquerda dos irmãos Rebelo de Sousa. Crítico do Estado Novo, foi repreendido pela PIDE. Ajudou a fundar o PSD e foi deputado por três partidos. Hoje é do PS – e pediu autorização aos líderes para apoiar o irmão.
João Matos Fernandes indicou que decorre a primeira de cinco reuniões, lideradas pela Agência Portuguesa do Ambiente (APA), para avaliar as medidas técnicas a tomar contra a seca.
O Presidente da República deu posse ao novo Chefe do Estado-Maior da Armada, almirante Henrique Gouveia e Melo, sucessor de Mendes Calado que sai do cargo antes do fim do mandato.
Gouveia e Melo assume esta segunda-feira o cargo de Chefe do Estado-Maior da Armada.
O vice-almirante Gouveia e Melo deixou na semana passada a coordenação da task force da vacinação contra a covid-19. No fim de semana recebeu o Globo de Mérito na gala dos Globos de Ouro da SIC. Um homem de missão, não bebe álcool e tem raízes judaicas, o retrato do militar por Miriam Assor.
Ossufo Momade responsabiliza Mariano Nhongo, dirigente que em junho se revoltou contra o partido, de organizar os ataques, dispondo de um grupo de guerrilheiros dissidentes.
As vítimas seguiam num autocarro da transportadora Naji, que fazia o troço entre as cidades da Beira, província de Sofala, e Quelimane, província da Zambézia. Pouco antes do ataque, um camião tinha sido também alvejado a tiro por desconhecidos.
Famílias separadas pelo ciclone Idai desesperam sem informações sobre os seus entes queridos. Muitos só ficaram com a roupa que tinham no corpo.
No país, morreram pelo menos 293 pessoas, de acordo com o último balanço das autoridades. Cidade da Beira volta a ter água este sábado.