Sábado – Pense por si

Cansaço: uma epidemia moderna afeta um quarto dos adultos
Lucília Galha

Como travar a epidemia do cansaço

A fadiga não é um sintoma que possa ser desprezado, nem é para aguentar - tem de procurar a causa. É possível recuperar a energia sem grandes mudanças. Como? Desligar as notificações do telemóvel, evitar o açúcar (vai sentir-se ainda pior), arranjar um propósito de vida ou até andar descalço na natureza.

Lucília Galha

Travar o envelhecimento - os últimos avanços da ciência

Pode até não existir um elixir da juventude, mas é possível ganhar mais umas décadas de vida. A ciência está a estudar moléculas que rejuvenescem as células e transfusões de sangue entre novos e velhos, mas o que está mesmo ao seu alcance são os hábitos. O melhor antiaging é o exercício – embora não baste correr – e ficar sempre com alguma fome.

9
Lucília Galha

Dor crónica: medicamento revolucionário a caminho

Pela primeira vez, em 20 anos, está prestes a ser aprovado um novo medicamento para a dor. A descoberta pode vir a ser tão revolucionária quanto o Ozempic foi para a obesidade. Razão? O novo analgésico não causa dependência. Mas há mais novidades: fatos com elétrodos que permitem que doentes com fibromialgia façam fisioterapia; uma espécie de cateterismo que trata as articulações com nanopartículas; ou o uso de células do sistema imunitário para curar doenças reumatológicas, como se faz no cancro.

Lucília Galha

Explicador: Mpox não é a Covid

Há uma nova variante da anteriormente conhecida varíola dos macacos a alarmar as autoridades de saúde. É mais infeciosa e perigosa mas a sua transmissão continua a ser muito mais difícil que a dos vírus respiratórios.

Débora Calheiros Lourenço

Suplementos de colagénio estão a destruir a Amazónia

O colagénio é um ativo que pode ser retirado de peixes, porcos e bovinos. Os seus utilizadores acreditam que esta é uma proteína que ajuda a melhorar cabelos, pele, unhas e articulações, sendo apresentado como importante retardador do processo de envelhecimento.

Diogo Camilo

Casos de demência podem triplicar até 2050

Estudo estima que o número de doentes com demência em Portugal seja atualmente de 200 mil e que quase duplique para os 351 mil dentro de trinta anos. No mundo inteiro, número chegará aos 150 milhões.

Vacinas Covid-19 - Pfizer, Moderna e Johnson & Johnson
Diogo Camilo

DGS reforça proteção dos vacinados com Janssen. Estes estudos dizem porquê

Doses adicionais já começaram a ser administradas a maiores de 65 anos e profissionais de saúde, vacinados com a Janssen são os próximos. Um dos estudos que suporta a decisão da DGS sobre doses de reforço indica que a eficácia da vacina da Johnson cai para 3% cinco meses após a toma da vacina.

A Newsletter Para Si é SÁBADO no seu e-mail
NEWSLETTER EXCLUSIVA PARA ASSINANTES Novidades com vantagens exclusivas: descontos e ofertas em produtos e serviços; divulgação de conteúdos exclusivos e comunicação de novas funcionalidades. (Enviada mensalmente)