Nova operação da PSP nas escolas a partir de hoje contra a violência
No ano letivo passado foram contabilizados mais de 2 mil crimes dentro do recinto escolar.
No ano letivo passado foram contabilizados mais de 2 mil crimes dentro do recinto escolar.
A PSP identificou ainda 130 situações de 'bullying' e 21 de 'cyberbullying'.
Durante duas semanas serão intensificadas "as ações de sensibilização", realizadas através da Escola Segura, "sobre as temáticas do 'bullying' e 'cyberbullying' junto da comunidade escolar".
No último ano letivo, as esquipas do Programa Escola Segura realizaram um total de 31.640 ações de sensibilização.
Como se organiza a segurança interna em Portugal, quem são os seus principais intervenientes, que funções desempenham, e que desafios se colocam à sua eficácia no século XXI?
A operação "Viagem de Finalistas", vai decorrer até dia 21 de março com ações de sensibilização destinadas a alunos do 3.º ciclo do ensino básico e do ensino secundário.
Um miúdo foi agredido com violência por um colega numa escola da Moita, em Almada. Os pais apontam para a falta de assistentes operacionais e professores de educação especial; os especialistas pedem tolerância zero.
O Governo tem uma ministra que não sabe o que fazer e um primeiro-ministro às aranhas com o tema, respondendo a um mero impulso político primário de “marcar” Ventura e o Chega. Não tem, portanto, uma política de segurança sólida, credível e eficaz.
Não há dúvidas que o documento merece um aplauso pelo esforço compilatório, e que os pontos que identifica são, em grande medida cruciais para a resposta securitária que queremos dar.
Polícia diz que falta de elementos e aumento das competências atribuídas à PSP deteriorou a capacidade de fazer patrulhamento junto da comunidade.
Nas mais de 2.900 ocorrências criminais registadas pelas equipas da Escola Segura, 134 estão relacionadas com situações de bullying e 30 com casos de cyberbullying.
Os estabelecimentos de ensino voltaram a ser a segunda entidade que mais casos reportaram, apenas ultrapassados pela PSP.
Registaram-se 1.191 agressões em estabelecimentos de ensino no último ano letivo.
A violência no namoro assume vertentes física, psicológica, social, sexual e económica e essa violência pode ser concretizada através de injúrias, ameaças, ofensas, agressões, humilhação, perseguição ou devassa da intimidade.
PSP reporta que as crianças que têm 11 e 12 anos já começam a registar algum volume de ocorrências "com uma violência que não era expectável para uma criança desta faixa etária".
A PSP explica que há um aumento do número total de ocorrências depois do período de atividades não presenciais causado pela covid-19, no entanto registou-se "um decréscimo no número de ocorrências registadas em contexto escolar relativamente ao ano letivo de 2018/2019, último antes da pandemia".