Sábado – Pense por si

Cyber Crónicas

Será que CHEGA?

O crescimento do Chega em Portugal tem deixado de ser uma anomalia política e passou a constituir um fenómeno estrutural no sistema partidário nacional. A sua ascensão está diretamente ligada a uma série de fatores, entre os quais se destacam as falhas persistentes dos partidos tradicionais — em particular, o PSD. 

António José Vilela

Era uma vez uma entrevista que quase destruiu Carlos Alexandre

A guerra fratricida dos juízes, os pormenores incríveis dos processos disciplinares, as jogadas de bastidores de magistrados, advogados e jornalistas, as escutas e queixas de corrupção, tudo isto e muito mais ficou registado em documentos e na memória de testemunhas privilegiadas. Entre 2015 e 2022, o Tribunal Central foi o mais influente e polémico do País.

Maria Henrique Espada

Descobrimos o senhorio da avó de Mariana Mortágua

É uma IPSS, a fundação Octávio Maria de Oliveira. A avó da bloquista tinha, à data dos factos, 78 anos, muito acima do limite para poder ser despejada. As cartas que recebeu referiam apenas os aumentos previstos na lei. Paga, ainda hoje, uma renda antiga que ronda os 400 euros... na Av. de Roma, em Lisboa.

O empresário de sorriso fácil

Numa das entrevistas que fez a Rui Nabeiro, Paulo Barriga começou por lhe perguntar o que gostaria de ser quando fosse grande. E o empresário, já com 80 anos, respondeu assim à provocação do repórter: “Gostaria de continuar a sonhar.” A vida e a obra - e os sonhos - do fundador dos cafés Delta estão em destaque nesta edição, num especial de 18 páginas.

O marido da ministra e o aeroporto

O que tem o marido da ministra a ver com o aeroporto? São ambas faces da mesma moeda, a da opacidade dos processos administrativos e políticos que contribuem para a desconfiança sobre as decisões públicas.

A Newsletter Na Revista no seu e-mail
Conheça em primeira mão os destaques da revista que irá sair em banca. (Enviada semanalmente)