O esférico lavando sobre a erva
Álvaro Sobrinho lembrou-nos o que fingimos que não sabíamos: o futebol é uma máquina de lavar dinheiro.
Álvaro Sobrinho lembrou-nos o que fingimos que não sabíamos: o futebol é uma máquina de lavar dinheiro.
Ministério da Economia justificou esta mudança com o objetivo de dar "um novo impulso" a este organismo.
A Unidade dos Grandes Contribuintes acompanha de perto as grandes empresas – estão na investigação ao mundo do futebol – e os milionários. Nela trabalham menos de 2% dos funcionários do Fisco, que cobram 43% da receita fiscal.
Foi o presidente mais novo de empresas cotadas e quis ser banqueiro. Negociou fundos de futebol, viveu num palacete na Lapa, deixou centenas de credores. O Banco de Portugal tirou a licença a uma das suas empresas e a CMVM decidiu que, até agosto, a centenária Orey Antunes tem de sair da Bolsa.
Ministério Público quebrou os segredos de dezenas de offshores, de testas de ferro e até de nomes de código como “Mr. Z”, “Grande” e “Barril”. E descobriu 19 altos responsáveis venezuelanos a quem o BES/GES terá pago luvas de quase 150 milhões de euros.
O objetivo? O depósito de 200 milhões de dólares para ajudar o BES. O esquema usou um circuito financeiro e de offshores com ligações ao Panamá, Suíça e Dubai. E advogados, códigos e até um cartão de crédito em nome da mãe de um alto quadro do GES.
O supervisor questionou o BES sobre dois fundos geridos pela sociedade suiça que esteve no centro da queda do banco em 2014. Mas o Banco de Portugal tem garantido que só soube da Eurofin entre 2013 e 2014.
O braço de ferro durou anos. Houve pressões, jogos de bastidores e muito dinheiro envolvido. Os milhões de Angola colocados na banca nunca tiveram uma origem bem definida: eram do Estado e de figuras poderosas do regime liderado por José Eduardo dos Santos. Estas são as histórias dos esquemas cruzados, offshores, lavagem de dinheiro e relações perigosas.
Um mês antes da queda do BES, os elementos do clã desdobraram-se em movimentações para salvaguardar algum património financeiro. José Maria até terá contado com a ajuda do antigo presidente do Deutsche Bank, que chegou a ser suspeito de violação do segredo de justiça.
Tribunal Judicial da Comarca de Braga condenou o Novo Banco a pagar ao cliente a diferença entre os 107.541,12 euros investidos e o valor que este venha a receber no processo de liquidação BES, acrescido de juros.
Dois anos após o colapso do BES, um filho preferiu ir trabalhar para o Canadá, os ex-colaboradores desapareceram e até deixou de cumprimentar o tio Ricciardi na missa.
José Viamonte de Sousa adquiriu 41 quadros do pintor espanhol em 2002 e queria vender toda a coleção por 22 milhões. Contratou dois mediadores através do BPN por 2,5 milhões mas só pagou metade, ficando com os outros 1,25 milhões para si.
Empresária angolana Isabel dos Santos está a vender as suas participações depois das acusações de desvio de fundos de que está a ser alvo.
Diretor nacional da Polícia Judiciária lembrou que num período relativamente recente a PJ "já interagiu" com a sua homóloga angolana em termos de polícia de investigação criminal, assim como com o Ministério Público de Angola.
Diretor do private banking do Eurobic foi encontrado sem vida, esta quarta-feira, na garagem de casa no Restelo.
O diretor do private banking do EuroBic e gestor da conta da Sonangol, Nuno Ribeiro da Cunha, foi encontrado morto na quarta-feira à noite na casa onde residia no Restelo, em Lisboa.