Sábado – Pense por si

Bruno Faria Lopes

Como funciona a unidade do Fisco que segue os (mais) ricos

A Unidade dos Grandes Contribuintes acompanha de perto as grandes empresas – estão na investigação ao mundo do futebol – e os milionários. Nela trabalham menos de 2% dos funcionários do Fisco, que cobram 43% da receita fiscal.

António José Vilela

Duarte D'Orey: O gestor maravilha que deixou um rasto de destruição

Foi o presidente mais novo de empresas cotadas e quis ser banqueiro. Negociou fundos de futebol, viveu num palacete na Lapa, deixou centenas de credores. O Banco de Portugal tirou a licença a uma das suas empresas e a CMVM decidiu que, até agosto, a centenária Orey Antunes tem de sair da Bolsa.

António José Vilela

Como Salgado montou o esquema de corrupção da Venezuela

Ministério Público quebrou os segredos de dezenas de offshores, de testas de ferro e até de nomes de código como “Mr. Z”, “Grande” e “Barril”. E descobriu 19 altos responsáveis venezuelanos a quem o BES/GES terá pago luvas de quase 150 milhões de euros.

António José Vilela

Como Salgado corrompeu o vice-presidente do Banco do Brasil

O objetivo? O depósito de 200 milhões de dólares para ajudar o BES. O esquema usou um circuito financeiro e de offshores com ligações ao Panamá, Suíça e Dubai. E advogados, códigos e até um cartão de crédito em nome da mãe de um alto quadro do GES.

António José Vilela

Como Angola dominou os bancos portugueses

O braço de ferro durou anos. Houve pressões, jogos de bastidores e muito dinheiro envolvido. Os milhões de Angola colocados na banca nunca tiveram uma origem bem definida: eram do Estado e de figuras poderosas do regime liderado por José Eduardo dos Santos. Estas são as histórias dos esquemas cruzados, offshores, lavagem de dinheiro e relações perigosas.

3
 José Maria Ricciardi
Carlos Rodrigues Lima

Os 24 sacos de notas de 500 euros levantados pelo clã Ricciardi

Um mês antes da queda do BES, os elementos do clã desdobraram-se em movimentações para salvaguardar algum património financeiro. José Maria até terá contado com a ajuda do antigo presidente do Deutsche Bank, que chegou a ser suspeito de violação do segredo de justiça.

A Newsletter Para Si é SÁBADO no seu e-mail
NEWSLETTER EXCLUSIVA PARA ASSINANTES Novidades com vantagens exclusivas: descontos e ofertas em produtos e serviços; divulgação de conteúdos exclusivos e comunicação de novas funcionalidades. (Enviada mensalmente)