
O grande banquete da Imprensa Nacional
Não estamos a falar de niquices, alguns destes livros são recomendados pelo Plano Nacional de Leitura e foram publicados na editora do Estado. Mega Ferreira e outras figuras assaz extraordinárias (1.ª parte)
Não estamos a falar de niquices, alguns destes livros são recomendados pelo Plano Nacional de Leitura e foram publicados na editora do Estado. Mega Ferreira e outras figuras assaz extraordinárias (1.ª parte)
Agora sabemos que há, pelo menos, dois Megas: o propagandista do Estado Novo e o marxista-leninista do PREC; o negacionista de Wiriamu e o gestor cultural que navega nas turvadas águas do PS. A sua produção discursiva, antes e depois do 25 de Abril, demonstra de que lado sempre quis estar: do lado de quem tem o poder. No fim de contas, Mega limitou-se a mudar para que Mega pudesse ficar na mesma.
Na mesma altura em que foi constituída, no âmbito do Comité dos 24 da ONU, a Comissão de Inquérito aos massacres de Moçambique, que confirmaria a veracidade dos acontecimentos, António Mega Ferreira continuava com a armadura ideológica do regime posta, não parava de produzir relatórios de contra-informação que atacavam as “manobras políticas e as conspirações de bastidores”.
Este ensaio faz parte de um livro a publicar pelo autor, na Penguin Random House, até final do ano e que se intitulará "O Império às Costas, Retornados, Racismo e Pós-Colonialismo". Com este trabalho, a SÁBADO inicia uma série “Guerra Colonial: 60 anos, 60 histórias”, que se prolongará até ao final do ano.
O ensaísta, Prémio Camões e Prémio Pessoa, morreu esta terça-feira aos 97 anos. Deixou uma vasta obra de "grande originalidade", e a imagem do homem que permitia "a única reflexão inteligente sobre a política nacional".
Não pensei ao longo dos últimos dias sobre o que havia de escrever. Limitei-me a abrir uma página em branco e deixar que fosse ela a dizer-me o que escrever.
Petroleiros parados no oceano com a carga, produtores sem lugar onde armazenar crude, economia parada. Saiba o que se passa e que impacto terá no seu bolso.
Apesar da descida dos preços dos cereais, a FAO informa que em novembro se deu uma subida dos preços da comida a nível mundial.
Concelhia garante que Leal Coelho já não pode representar o PSD na Câmara de Lisboa e ameaça com processo disciplinar.
Até agora inédita em Portugal, a novela Vida à Venda revela um outro lado do escritor japonês. Menos erudito e mais kitsch, é um livro menor de um autor maior, ideal para o verão
Medida contestada pelo privado, vai acabar em breve, segundo a presidente do subsistema de saúde.
A regularização de faturas referentes a 2015 e 2016, em que a ADSE pede aos privados o pagamento de 38 milhões de euros, tem estado na base da contestação dos hospitais privados.
Há obras de ficção e não ficção, poesia, conto ou ensaio. Dulce Maria Cardoso, James Baldwin, Salman Rushdie, João Tordo, Adília Lopes, David Lynch (na foto) são alguns dos autores em destaque
Novidades a chegar às livrarias - de ensaios e crónicas à história real de uma vítima de cancro da mama e a um livro que analisa o que faz de nós, seres humanos, mais ou menos felizes. Boas leituras.
Marchionne: "O Vettel e o Räikkönen têm contrato para 2017, mas depois não sei o que sucederá"
O escritor tem um livro novo. 'O Meças' é um pretexto para uma conversa sobre livros.