Sábado – Pense por si

Vasco da Gama mandou açoitar duas mulheres que viajaram clandestinas para a Índia
Susana Lúcio

As mulheres nos Descobrimentos

Houve quem tivesse lutado em praças africanas, enriquecido com o açúcar e influenciado cortes orientais. As que ficaram contribuíram para a sobrevivência de Portugal.

24315784.mp4

Droga aumenta assaltos na Baixa de Lisboa. Veja o Repórter SÁBADO na íntegra

O tráfico e o consumo de droga a céu aberto na Baixa de Lisboa afetam diretamente os comerciantes e os morados que se sentem cada vez mais inseguros. Os assaltos e os furtos nas lojas são diários e os produtos logo depois vendidos nas principais praças da cidade. A maioria dos empresários é obrigada a pagar do próprio bolso para garantir o mínimo de segurança nos seus espaços. O dinheiro dos roubos serve quase sempre para satisfazer o vício da droga e alimentar a rede de tráfico que opera de forma impune a partir da Mouraria.

24315780.mp4

Droga vendida em vários pontos da Baixa de Lisboa. O Repórter SÁBADO na íntegra

Tráfico e o consumo de droga a céu aberto estão a deixar preocupados comerciantes e moradores da Baixa de Lisboa. Comerciantes vivem desesperados e relatam cada vez mais episódios de violência. Quem tem o negócio em risco acusa o Governo, a Câmara Municipal e as forças de autoridade de falta de ação. O Repórter SÁBADO confirmou que a compra de drogas se faz com facilidade nas principais praças da capital.

Lusa

Lisboa é desafiada a criar "superbairros" com estradas cedidas aos moradores

O conceito dos "superbairros" é inspirado na visão de Ton Salvadó, antigo diretor do planeamento urbano do município de Barcelona (Espanha), onde esta ideia foi implementada a partir de 2016 em vários quarteirões. Os "superbairros" são caraterizados como "uma rede de praças e centros verdes onde os peões têm prioridade".

14

Europa ilumina-se no apoio a Kiev

Vários edifícios, monumentos e praças europeias 'vestiram-se' com as cores da bandeira ucraniana. Antes e após a invasão da Ucrânia por tropas russas na madrugada de 24 de fevereiro, quinta-feira.

Centenas de iraquianos em protesto depois de assinalarem revolução de outubro

A ira dos jovens foi reprimida com sangue em 2019, com cerca de 600 manifestantes mortos, 30 mil feridos e centenas de detenções. Depois dos milhares de manifestantes terem deixado as cidades, a calma voltou e as autoridades decidiram reabrir o tráfego em várias praças e pontes, que estavam bloqueadas há um ano.

A Newsletter A SÁBADO É TODOS OS DIAS no seu e-mail
NEWSLETTER EXCLUSIVA PARA ASSINANTES O resumo das notícias escritas pela redação da SÁBADO. (Enviada de segunda a sexta)