Sábado – Pense por si

Bruno Faria Lopes

As primeiras eleições livres foram há 50 anos e (quase) todos votaram

O papel dos boletins foi oferta da Suécia, o esforço de organização das eleições foi dos militares e 92% dos recenseados votaram. A par do entusiasmo com a novidade - "ninguém dormiu na campanha", conta Marcelo Rebelo de Sousa - houve violência e alguns milhares de pessoas não puderam votar por causa do seu papel na ditadura. As eleições para a Assembleia Constituinte, um marco da transição, deram o primeiro triunfo aos moderados.

PME são os novos heróis da sustentabilidade

O Prémio SME EnterPRIZE | Prémio Europeu de Sustentabilidade para PME, criado pela Tranquilidade | Generali, distinguiu os projetos das empresas Belcinto, ALGAPlus e Promecel, no primeiro ano da edição portuguesa.

Promecel investe em nova fábrica mais sustentável

Metalomecânica aproveita construção de novas instalações para se tornar mais sustentável. Empresa de Braga aposta em mercados de elevada exigência técnica e ambiental e ganha prémio de sustentabilidade.

Primeira edição foi um grande sucesso

Belcinto vence em Portugal com iniciativa para reutilizar desperdício. ALGAPlus, com projeto de produção e comercialização de algas e impacto ambiental positivo, vai representar Portugal em Bruxelas.

Portugueses poupam hoje três vezes menos do que nos anos 70 e 80

Divulgadas por ocasião do Dia Mundial da Poupança, que se assinala hoje, as estatísticas da Pordata apontam que, em 2019, a poupança representou 7% do rendimento disponível dos particulares (famílias e instituições sem fins lucrativos ao serviço das famílias) em Portugal.

3
Diogo Barreto

União Europeia quer Portugal a evoluir ainda mais

Comissão Europeia lançou, em 2010, a estratégia Europa 2020, de forma a promover um crescimento inteligente, sustentável e inclusivo. Portugal já conseguiu cumprir algumas metas. Outras? Ainda há um longo caminho a percorrer.

António José Vilela

Corrupção nos negócios das autoestradas atinge ex-governo de Sócrates

Três ex-governantes socialistas estiveram sob escuta telefónica no caso das parcerias público-privadas – Mário Lino, António Mendonça e Paulo Campos. Depois de sete anos de investigação, o processo entrou na fase decisiva e deverá fazer vários arguidos por crimes de gestão danosa e corrupção.

A Newsletter SÁBADO Edição Manhã no seu e-mail
Tudo o que precisa de saber sobre o que está a acontecer em Portugal e no mundo. Enviada de segunda a domingo às 10h30