
Enfermeiros alertam para a falta de vacinas do Plano Nacional de Vacinação
Há vacinas contra doenças como o Tétano, a Difteria, a Hepatite B, entre muitas outras, que não estão a ser suficientes para cobrir as necessidades.
Há vacinas contra doenças como o Tétano, a Difteria, a Hepatite B, entre muitas outras, que não estão a ser suficientes para cobrir as necessidades.
DGS divulgou esta sexta-feira o balanço do Plano Nacional de Vacinação do ano passado. Foi possível atingir uma taxa de cobertura de 95% para todas as vacinas e doses em crianças até aos sete anos.
"As notícias recentes, sobretudo pela forma como são transmitidas a nível internacional, têm levado a um debate sobre a confiança e eficácia nas vacinas que pode comprometer o sucesso do Plano Nacional de Vacinação contra a Covid-19", refere Miguel Guimarães.
Coordenador do plano nacional de vacinação contra a covid-19 admitiu que é necessário contratar profissionais para acelerar o processo, mas números ainda estão em análise.
Nova etapa da fase 1 do plano nacional de vacinação contra o novo coronavírus arranca esta semana nos centros de saúde e abrange mais de 900 mil portugueses.
Em Portugal, onde a campanha de vacinação arranca no domingo, a vacina é facultativa, gratuita e universal, sendo assegurada pelo SNS.
Plano nacional de vacinação contra a covid-19 prevê que o armazenamento das vacinas vai estar sujeito a vigilância policial. O transporte das unidades vai recorrer a um "dispositivo de desembarcamento de trânsito" e está prevista a possibilidade de haver "apoio aéreo".
Primeiro-ministro disse que "estamos hoje um pouco melhor do que estávamos ontem", após a apresentação do plano nacional de vacinação da Covid-19, mas lembrou que produção e licenciamento das vacinas não depende de Portugal.
Portugal anunciou esta quinta-feira o seu plano nacional de vacinação para a Covid-19. Profissionais de saúde e forças de segurança envolvidos no combate à pandemia, idosos residentes em lares e pessoas com mais de 50 anos com doenças graves estão no topo das prioridades.
Já as restrições para o Natal serão anunciadas pelo Governo no próximo sábado, afirmou o primeiro-ministro.
Coordenadora da equipa do Plano Nacional de Vacinação revelou que desde o início de maio está a ser regularizado o processo de vacinação junto dos centros de saúde de todo o País, apelando para que as pessoas em falta façam a marcação por telefone ou email.
Só falta a decisão do Ministério da Saúde para incluir a vacina contra a doença no Plano Nacional de Vacinação, mas o Governo não se compromete com prazos. Estudos indicam que tem uma eficácia de 80%.
Introdução no Plano Nacional de Vacinação das três vacinas aprovadas no OE2019 terá um custo direto de 15 milhões de euros.
A entrada de três vacinas para o plano nacional de vacinação pela mão dos deputados, à margem da comissão técnica de avaliação, perverte o processo e parece ser uma má decisão orçamental.
Três vacinas foram integradas no Plano Nacional de Vacinação pelo Parlamento. Directora-geral da Saúde lamentou não ter sido ouvida.
O Parlamento aprovou hoje a integração de mais três vacinas no Plano Nacional de Vacinação, mas sem antes consultar a Direcção-Geral de Saúde. Saiba que vacinas são estas e onde está a polémica