Eles ainda querem ser professores
A profissão é pouco atrativa e nos últimos anos milhares abandonaram o ensino, mas ainda há quem queira dar aulas. Conheça três jovens em contracorrente e as suas motivações.
A profissão é pouco atrativa e nos últimos anos milhares abandonaram o ensino, mas ainda há quem queira dar aulas. Conheça três jovens em contracorrente e as suas motivações.
A maior redução é, no entanto, na organização do sistema educativo não superior, que passará das atuais 12 entidades e 31 dirigentes superiores para cinco entidades e 21 dirigentes superiores.
O bicentenário do autor que inspirou centenas de escritores entre os quais Aquilino Ribeiro e Agustina Bessa-Luís é celebrado por todo o País. Mas os seus livros vão sendo cada vez menos lidos.
No secundário, apenas 3,5% dos alunos consideram os livros de leitura obrigatória como divertidos.
Um romance exige tempo e dinheiro, e escrevê-lo nas horas vagas implicará criar com contundência menor. Menos tempo é menos atenção ao detalhe, menor rigor, menos força; é menos capacidade de concatenar elementos e engrandecer o alcance.
Após término do mandato, Presidente da República diz que tenciona "fazer da maneira que é: não intervir, não falar, não me pronunciar", e dedicar-se às escolas.
A profusão do comentário enquanto formato jornalístico revolucionou a informação e transformou-se numa componente estruturante das emissões televisivas.
É nas redes sociais que os alunos mais procuram textos online para ler (81%) mas também procuram informação em sites noticiosos (78%).
João Pedro Figueiredo sublinhou que as redes sociais "não são reguladas neste momento pelos reguladores", mas que tal deve acontecer.
Não estamos a falar de niquices, alguns destes livros são recomendados pelo Plano Nacional de Leitura e foram publicados na editora do Estado. Mega Ferreira e outras figuras assaz extraordinárias (1.ª parte)
Resultado inovador da leitura da obra de Eça de Queirós aliado aos desafios que se põem atualmente aos jovens profissionais da Escola de Comércio de Lisboa
Presidente da República diz que quando deixar o cargo, terá "distanciamento na intervenção política".
O movimento woke e a cultura de cancelamento começam a ameaçar a liberdade de expressão, um dos pilares da democracia. Como seria um Portugal woke e cancelado em 2022?
"Portugal situa-se, assim, claramente como o país europeu com a melhor evolução deste indicador, nas últimas duas décadas", sublinha Ministério da Educação.
Ministério da Educação alterou modelo para que alunos passem a ter um certificado digital onde aparecem todas as atividades em que estiveram envolvidos.
João Costa explicou que está em curso, para começar no próximo ano, um projeto de recuperação de aprendizagens e que já "é unânime que tem de haver um esforço muito grande na recuperação de hábitos de leitura e de capacidades de leitura, que são fundamentais".