Rússia adverte Trump que encontra sempre forma de se adaptar às sanções
Vice-primeiro-ministro russo avisou que "com a Rússia não se pode falar numa linguagem de ameaças".
Vice-primeiro-ministro russo avisou que "com a Rússia não se pode falar numa linguagem de ameaças".
Washington sancionou as duas principais petrolíferas russas por financiarem a máquina de guerra russa na Ucrânia e pela falta de um compromisso de Moscovo com um processo de paz.
Trump esforçou-se por mostrar que era dele o ascendente sobre Putin. Mas o presidente russo é um exímio jogador de xadrez. Esperou, deixou correr, mas antecipou-se ao encontro de Zelensky em Washington e voltou a provar que é ele quem, no fim do dia, leva a melhor. A Rússia continuar a querer tudo na Ucrânia. Conseguirá continuar as consequências dos ataques a refinarias e petrolíferas?
Cerca de 50.000 consumidores na Ucrânia ficaram sem energia.
Há uma data que, anualmente, marca discretamente o princípio do fim. O Earth Overshoot Day marcou o ponto de ruptura, expondo o descompasso entre o que exigimos da Terra e o que esta consegue repor.
O Irão ameaçou, o Irão recuou (mais uma vez). Ormuz, símbolo de tráfego marítimo de petróleo e gás, continua aberto. E os portugueses fazem parte da sua história.
Os mercados globais estão a tentar determinar o que está por vir depois dos ataques dos Estados Unidos a instalações nucleares importantes do Irão com centenas de bombas e mísseis Tomahawk.
Em comparação, a Rússia exporta diariamente cerca de 50 milhões de metros cúbicos de gás para a Europa através do TurkStream, contra quase 500 milhões de metros cúbicos em 2020.
Mariana Mortágua e Inês de Sousa Real estiveram na noite de quinta-feira em debate na CNN Portugal, numa discussão que, sem muitas discordâncias em vários temas, encontrou na questão fiscal o principal ponto de desacordo entre os dois partidos.
Trump representa um fim de uma era – uma era de subterfúgios, de polidez e de correção política. Horroriza os setores da política moderada contemporânea sobretudo porque expõe os seus monstros comuns de forma boçal.
Luís Estiveira foi condenado em Portugal a cinco anos por burlar duas petrolíferas. Não perca, pelas 21h30 na CMTV a ‘Vida de Luxo’ de Luís Estiveira, o burlão português que construiu um império no Brasil. Para ver no Doa a Quem Doer.
O Negócios tinha já avançado que o sucessor de Filipe Silva seria escolhido entre os seus colegas mais próximos do Conselho de Administração: Maria João Carioca, Georgios Papadimitriou, Ronald Doesburg, Rodrigo Vilanova e João Diogo Silva.
Não sabemos o que será, mas sabemos o que deixou de ser. Há vencedores e vencidos, embora alguns destes finjam que não se passou nada. Em Moscovo e Teerão, os que eram “terroristas” há uma semana são hoje tratados como “o povo em armas”. Já vimos isto.
Segundo o ranking, as três companhias aéreas mais bem classificadas são a Air France-KLM, a United Airlines e a Norwegian, pelo recurso a combustíveis sustentáveis.
A COP deste ano suscitou críticas especialmente ferozes por se realizar num Estado produtor de petróleo e por se ter iniciado envolta em polémicas relacionadas com acordos paralelos sobre combustíveis fósseis a ter lugar nos corredores da conferência.