A Geni e os excedentes orçamentais
A vilipendiada Segurança Social, "feita prá apanhar como na canção de Chico Buarque, está a bancar o excedente das contas públicas, com a ajuda dos vilipendiados imigrantes. A política tem riscos.
A vilipendiada Segurança Social, "feita prá apanhar como na canção de Chico Buarque, está a bancar o excedente das contas públicas, com a ajuda dos vilipendiados imigrantes. A política tem riscos.
Por todo o Estado, há sinais de escassez gritante de pessoal. Faltam dois mil guardas prisionais. Já na carreira de enfermaria faltam 20 mil profissionais. A isto poderíamos somar a falta de médicos no SNS.
De acordo com dados divulgados pelo Eurostat, 6,6% das pessoas empregadas no bloco comunitário com idades compreendidas entre os 20 e os 64 anos em 2024 tinham longas jornadas de trabalho, definidas como 49 horas ou mais por semana.
Luís Montenegro anunciou o concurso para a construção do Hospital Central do Algarve e duas barragens na região.
Boletim apontou para uma redução do emprego e reviu em baixa os números de maio e junho. Trump acusou a agência nacional de estar a manipular os números e despediu diretora que tinha sido nomeada por Biden.
"Nunca houve tantas pessoas empregadas, mas não são suficientes", alerta Associação Industrial Portuguesa.
De acordo com os dados do relatório "Portugal, Balanço Social 2023" relativo a 2023, a taxa de risco de pobreza aumentou 0,6 pontos percentuais entre 2022 e 2023, passando de 16,4% para 17%.
O Orçamento do Estado para 2024 prevê mais um agravamento dos impostos indiretos sobre o consumo, que compensa três quartos da receita perdida no alívio do IRS. Estratégia confirma rumo dos governos do PS desde 2016, favorecendo impostos que se notam menos no imediato. Fiscalistas notam que a alteração penaliza quem tem menos.
Excedente antes do previsto, dívida em mínimo de 12 anos, emprego-recorde, receitas-recorde. Costa e Medina têm espaço inédito para escolher medidas de política pública no Orçamento para o próximo ano.
"O Governo optou pela responsabilidade face ao alarmismo, pela ação contra o fatalismo", argumentou o primeiro-ministro, no seu discurso do Estado da Nação.
Temos de falar sobre emprego, desestigmatizar a situação de desemprego e prevenir a autoculpabilização das pessoas por essa sua situação.
Em dois anos, no período que abrange a pandemia, há menos 122 mil pessoas empregadas até aos 44 anos, mas mais 215 mil acima dessa idade. De uma forma global, depois de crescer, com a ajuda do Estado, o emprego estagnou no final do ano passado.
26% dos jovens adultos entre os 25 e os 29 anos recebe o salário mínimo nacional, de acordo com o relatório 'Retribuição Mínima Mensal Garantida 2021'.
A pandemia reduziu as horas de trabalho a 47% dos trabalhadores domésticos, revela um relatório da Organização Internacional do Trabalho
Emprego de jovens da União Europeia entre os 15 e 24 anos baixou mais de 12% no final de 2020. Trabalhadores temporários viram o seu emprego reduzido em quase 18%.
O PIB da Zona Euro registou um crescimento histórico no terceiro trimestre, que se segue ao trimestre com o pior desempenho de sempre.