
Estudantes da U.Porto pedem Senado Académico urgente para caso de Medicina
O Senado Académico é um "órgão de consulta que tem por missão assegurar a coesão da Universidade do Porto e a participação de todas as unidades orgânicas na sua gestão".
O Senado Académico é um "órgão de consulta que tem por missão assegurar a coesão da Universidade do Porto e a participação de todas as unidades orgânicas na sua gestão".
Alunos a frequentar o ensino obrigatório ultrapassam os 1,6 milhões. Mas também há mais crianças a chumbar ou a abandonar a escola no 2.º ciclo.
Filinto Lima está há 16 anos à frente do Agrupamento de Escolas Dr. Costa Matos, em Vila Nova de Gaia. "Como não posso continuar aqui concorri a uma escola vizinha", conta.
A segregação das crianças negras nos EUA ou das crianças ciganas em muitos países europeus, bem como a segregação de classe que ainda se verifica em muitas escolas, de forma mais ou menos consciente, são, obviamente atentatórias da mais elementar noção de justiça.
À SÁBADO, especialistas defendem que o número é "insuficiente" e sugerem uma alteração à lei: devia estar presente em "todos os locais com mais de 20 ou 30 pessoas".
Os casos de violência nas escolas têm motivado pais a pedirem um aumento da segurança dentro dos estabelecimentos, inclusive câmaras de vigilância. CONFAP e ANDAEP dizem que não é prioridade.
A federação que convocou a greve na origem do caos no INEM, chamada FESINAP, não tem sócios no INEM entre os seus cinco mil membros. Mas tem planos para concorrer com a CGTP e a UGT - e para conquistar um lugar na concertação social.
Alunos ficaram sem aulas por falta de trabalhadores não docentes, que se encontram concentrados à entrada do estabelecimento.
Os oito pré-avisos de greve em apenas dois meses de aulas este ano letivo juntam-se a outros problemas que minam a educação das crianças e adolescentes.
Em dez semanas de aulas foram convocadas oito greves a nível nacional. Especialista alerta para repercussões que estas interrupções podem ter no desenvolvimento dos alunos.
"Já tivemos reunião com o senhor ministro [da Educação, Ciência e Inovação] e defendemos o reforço do rácio. Entendemos que o rácio de distribuição de assistentes operacionais não é ajustado às reais necessidades das escolas", alegou Luísa Salgueiro.
Fernando Alexandre explicou que na descentralização de competências da administração central para os municípios, na área da Educação, o pessoal não docente "não foi devidamente organizado".
"Não são greves de professores, são greves de pessoal não docente", referiu, indicando que a tutela "está a trabalhar para melhorar o enquadramento" dos profissionais.
Trabalhadores da administração pública estão de greve nos dias 31 e 4 de novembro. Protestos deverão afetar escolas e equipamentos de saúde.
A necessidade de repensar o acesso e/ou escolha das lideranças. No Ensino Superior, como em toda a Administração Pública, devemos abandonar o modelo da liderança da equipa corresponder ao "topo de carreira" ou à "maior competência técnica instalada" de um/a profissional.