Sábado – Pense por si

Luís Montenegro admite avaliação do Governo nas autárquicas
Lusa

Montenegro admite que Governo também está em avaliação nas autárquicas

"Nunca tive medo de eleições, já estive muitos anos na oposição, tenho muitos quilómetros de atividade política e há uma coisa: só quero exercer funções políticas na base da confiança do povo, portanto nunca me importo de estar em juízo e em julgamento", disse o primeiro-ministro.

Nesta imagem D. Manuel ao centro abençoa Vasco da Gama. Era o rei que escolhia os capitães das armadas
Vanda Marques

D. Manuel I. O monarca, escolhido por Deus

Tentou três vezes fazer a cruzada em Jerusalém, queria ouvir os relatos dos locais longínquos onde chegaram os portugueses e era um relações públicas do império - enviava cartas a espalhar as conquistas dos portugueses. Conhecido como o rei da pimenta, pôs toda a Europa a sonhar com os produtos exóticos que chegavam a Lisboa.

Rita Rato Nunes

Autárquicas. Choque e pavor nas listas do PSD

Houve drama e escolhas difíceis: a busca incessante por um candidato que agradasse a Montenegro em Espinho; o autarca que corre de novo em Mafra, agora contra o partido; o abraço a uma comunista com ar de vitória e a desistência por “motivos pessoais” no Funchal.

Marco Alves

Pinto Luz comia com os amigos do PSD, assessores e jornalistas... e quem pagava era a câmara de Cascais

A autarquia recusou mostrar à SÁBADO as faturas dos almoços dos membros do executivo, para que a revista pudesse escrutinar quem estava presente e o que se gastou. Perdeu a primeira ação em tribunal, recorreu e voltou a perder. Os documentos mostram como durante 10 anos o vice-presidente, hoje ministro das Infraestruturas e Habitação, faturou à autarquia dezenas de refeições com personalidades ligadas ao PSD numa altura em que foi dirigente e candidato à liderança do partido.

Meia dúzia de frases

Como calar André Ventura

Se André Ventura estivesse disposto a combater a insegurança das mulheres ou a criminalidade, teria, no seu discurso, de ter a hombridade – a decência, a cabecinha – de se perguntar por que raio é que aos homens tudo parece permitido. Ele incluído, ou ele em primeiro lugar, uma vez que parece viver na redoma do homem branco medíocre.

A Newsletter As Mais Lidas no seu e-mail
Às Sextas-Feiras não perca as notícias mais lidas da semana