Mau tempo: Sapadores tiveram cerca de 40 saídas para inundações e quedas de árvore
Apesar da noite ter sido mais calma do que a tarde de terça-feira, ainda assim os sapadores registaram cerca de 40 saídas na sequência da chuva forte.
Apesar da noite ter sido mais calma do que a tarde de terça-feira, ainda assim os sapadores registaram cerca de 40 saídas na sequência da chuva forte.
Maioria das ocorrências ocorreram na Grande Lisboa
De 4 a 7 de setembro, a 10º edição do Festival F é celebrada com um cartaz de luxo que espelha o melhor da música portuguesa com mais de 100 concertos e nomes como Diogo Piçarra, Sara Correia, Dino D'Santiago, Bárbara Bandeira ou Sam The Kid. Mais do que um evento de música, o F "é um marco" como o define o presidente da Câmara de Faro, Rogério Bacalhau.
O objetivo, explicou a PSP em comunicado, é que, "a médio prazo", a UNEF funcione com cerca de 2 mil pessoas, incluindo "polícias, técnicos especializados, prestadores de serviços e voluntários da sociedade civil e de organizações não governamentais".
Com a extinção do SEF, em 2023, algumas competências desta força de segurança passaram para a esfera da PSP.
"O homem de 65 anos, operador de uma máquina de rasto de uma empresa privada contratada pela autarquia de Mirandela, faleceu pouco antes da meia-noite", disse à Lusa o comandante Paulo Santos. Incêndio continua ativo.
Em outubro, a Orquestra Sinfónica Portuguesa leva ao Carnegie Hall um espetáculo que revisita Amália Rodrigues, com Cristina Branco, Raquel Tavares, Ricardo Ribeiro e o maestro Jan Wierzba.
Associação Sindical dos Profissionais da Polícia questionou a tutela sobre o que está a ser feito para combater este fenómeno, uma vez que a atual estratégia não está a resultar.
Já é conhecido o cartaz da 10.ª edição do festival que acontece todos os anos em Faro. Inclui artistas como Dino D'Santiago (que cantará com a Orquestra do Algarve), Julinho KSD, Lena d'Água e Napa.
"A noite acabou por ser de alguma normalidade tendo em conta o que era expectável. Tivemos 43 ocorrências, a maioria na Península de Setúbal com 11, sete na Grande Lisboa, sete em Faro e quatro na Região de Coimbra e as restantes distribuídas por outras regiões", indicou a Proteção Civil.
"Em 11 meses, o Governo podia ter dado respostas mais assertivas" aos principais problemas que afetam estas estruturas, disse o secretário nacional da Comissão Coordenadora Permanente.
Depois de Ivan van Kalmthout ter cessado funções ao final do primeiro ano de mandato, foi aberto um concurso. Só seis dos candidatos são portugueses.
Viana do Castelo, Braga, Porto, Aveiro e Viseu foram os distritos mais afetados.
A cerimónia começa com a Banda de Música e Fanfarra da Guarda Nacional Republicana (GNR), em frente à Assembleia da República, em cuja escadaria estarão os principais representantes da casa da Democracia e dos grupos parlamentares.
Em julho, o Governo e os principais sindicatos da PSP e associações da GNR chegaram a um acordo em relação ao suplemento, que se traduziu num aumento faseado de 300 euros até 2026, passando o suplemento de risco e serviço nas forças de segurança de 100 para 400 euros.
Informação foi avançada pelo Ministério da Administração Interna (MAI).