
O legado dos últimos três Papas
João Paulo II contribuiu para o fim do comunismo, Bento XVI investigou abusos sexuais e corrupção no Vaticano e Francisco abriu a Igreja a todos.
João Paulo II contribuiu para o fim do comunismo, Bento XVI investigou abusos sexuais e corrupção no Vaticano e Francisco abriu a Igreja a todos.
São 133 cardeais a votarem (e também elegíveis). Até sair fumo branco do Vaticano, têm de viver dias de clausura: são afastados dos telemóveis, da rádio e da TV. Descansam em suítes e fazem refeições equilibradas. Há quatro portugueses no processo, revestido de secretismo e formalidades.
Hoje tudo se decide à porta fechada – cum clave, daí vem o nome –, sem contacto com o exterior, mas durante séculos não foi assim. Os cardeais podiam sair, por isso algumas eleições demoraram mais de dois anos. Houve intrigas, corrupção, violência e até o veto de um imperador.
Sobretudo uma inédita e inaudita resignação, acreditam teólogos e historiadores da Igreja. O papa emérito foi o primeiro em 600 anos a fazê-lo e isso, consideram, "foi um ato de humildade e de amor para com a Igreja". E também o humanizou.
Os relatos das violações em massa na Ucrânia estão a preocupar as autoridades. Enquanto isso, a repressão aumenta na Rússia com o encerramento de vários escritórios de ONGs.
Desde o início da invasão russa à Ucrânia que as autoridades russas têm aplicado várias medidas de repressão a meios de comunicação sociais e a organizações. A Amnistia Internacional foi uma das ONGs que viu os seus escritórios encerrados no início deste mês. O diretor de campanhas em Portugal, Paulo Fontes, fala sobre o medo que o Kremlin tem da verdade.
A Amnistia Internacional Portugal questiona o rumo e "modelos de governação" que estão a ser seguidos com a proposta de lei para tornar obrigatória a utilização da aplicação de restreio.
Os Açores vão ter eleições legislativas regionais no próximo dia 25 de outubro, com 13 forças políticas a disputarem os 57 lugares na Assembleia Legislativa da região.
Verba reforçada em cerca de 45.000 euros
Ministro do Desporto cabo-verdiano defende "voz única" junto de organizações internacionais
Poucas horas após o encerramento das inscrições, realizou-se a última conferência de imprensa antes do arranque do rali
Lefebvre será o piloto da equipa Citroen, substituindo José Pedro Fontes
O segundo lugar foi entregue a José Carvalho e Hilário Mello, em Land Rover
A imprensa brasileira dá conta de uma aliança entre Naguib Sawiris e um grupo de investidores internacionais para injectar até 2.000 milhões de euros na empresa e ganhar o controlo do processo de recuperação da operadora.
"Este ano e no próximo é impossível fazer um investimento maior. Estamos a 'arrumar' a casa" com sacríficios", salientou Alberto João Jardim...
O deputado da CDU-Madeira, Edgar Silva, salientou que a Assembleia Legislativa viveu nesta terça-feira "um momento histórico", porque pela primeira vez o PSD perdeu a votação de um diploma em plenário, uma vez que não tinha maioria.