Socialismo europeu em estado: Vegetativo
A queda do socialismo enquanto força dominante em muitos países europeus não se deu de forma abrupta, mas através de um processo gradual de desgaste.
A queda do socialismo enquanto força dominante em muitos países europeus não se deu de forma abrupta, mas através de um processo gradual de desgaste.
O debate sobre a imigração não precisa da demagogia habitual dos extremos à direita e à esquerda, mas da moderação de quem percebe que a Europa não resiste sem políticas públicas credíveis e humanistas. Pedro Nuno Santos parece ter percebido.
O desiderato estratégico formulado por von der Leyen, em Março de 2020, de «alcançar uma proporção equitativa de 50% em todos os níveis administrativos da Comissão até ao final de 2024» deu em nada.
Nunca lhe “tinha passado pela cabeça” ser candidato até ao verão passado. O partido definiu o objetivo de dois eurodeputados, o candidato garante que é só um. E sai se Mayan um dia for líder? Não comenta.
Este será o primeiro encontro entre Pedro Sánchez e Pedro Nuno Santos enquanto líderes dos dois maiores partidos socialistas de Portugal e Espanha.
Documentos até agora inéditos contam como se começou a construir o partido em 1962, ainda antes de surgir Mário Soares. E quem se lembrou de o juntar ao projeto.
O novo livro da série "Uma Longa Viagem" do jornalista João Céu e Silva é dedicado a Vasco Pulido Valente, a quem o autor fez 42 entrevistas. Pulido Valente fala sobre Portugal nos últimos dois séculos, Salazar, Sá Carneiro, Cunhal, Soares e Cavaco.
António Costa recordou a primeira campanha eleitoral em que participou e afirmou que as prioridades e os compromissos daquela altura continuam atuais.
António Costa fez estas declarações a meio da festa comemorativa do 25 de Abril nos jardins da residência oficial do primeiro-ministro, em São Bento, Lisboa.
O Novo Banco esteve hoje no centro do "duelo" entre a líder do CDS e o primeiro-ministro, com Assunção Cristas a acusar António Costa de "ligeireza" e a ouvir como resposta que não é uma "agência de 'rating'".
Parlamento obrigou Costa o retomar negociações com os professores sobre o tempo de serviço. Mário Nogueira fala em derrota do Governo e do Partido Socialista.
O primeiro-ministro espera que o acordo entre a União Europeia e o Reino Unido seja aprovado tanto no Conselho Europeu do próximo domingo, como naquele país.
Os atentados em Oslo e Utoya aconteceram há sete anos e, por coincidência, dois filmes sobre esses eventos estreiam em Portugal num espaço de um mês. “Utoya, 22 de Julho”, de Erik Poppe, é aquele que tem de se ver. Leia a entrevista
Num discurso marcadamente ideológico, o secretário de Estado dos Assuntos Parlamentares defendeu que o PS tem de se definir e saber para que deve servir o Estado. Avisa que o PS não pode descurar o compromisso com os trabalhadores e garante que não será com PSD e CDS que o fará.
O Congresso do PS arranca esta sexta-feira com um debate que já vai longo. Sem liderança para discutir, com o partido no poder e o fantasma de Sócrates a pairar, os socialistas voltam à discussão ideológica. Há "geringonços" e centristas a debater o futuro do PS. Estará alguma destas alas a ganhar a discussão?
Sócrates e os seus amigos são o caso mais grave, estou de acordo. Mas as suspeitas e os indícios, mentiras e mentirolas, comportamentos eticamente reprováveis, mesmo que não ilegais, acompanham-no desde quando era um obscuro dirigente local do PS no Interior.