Sábado – Pense por si

João Carlos Barradas

A desequilibrada comissão de von der Leyen

O desiderato estratégico formulado por von der Leyen, em Março de 2020, de «alcançar uma proporção equitativa de 50% em todos os níveis administrativos da Comissão até ao final de 2024» deu em nada.

Margarida Davim

As cartas que fizeram nascer o PS

Documentos até agora inéditos contam como se começou a construir o partido em 1962, ainda antes de surgir Mário Soares. E quem se lembrou de o juntar ao projeto.

Sónia Bento

"O PCP pensou em matar Mário Soares"

O novo livro da série "Uma Longa Viagem" do jornalista João Céu e Silva é dedicado a Vasco Pulido Valente, a quem o autor fez 42 entrevistas. Pulido Valente fala sobre Portugal nos últimos dois séculos, Salazar, Sá Carneiro, Cunhal, Soares e Cavaco.

André Santos

Utoya, 22 de Julho: Recordar para não voltar a acontecer

Os atentados em Oslo e Utoya aconteceram há sete anos e, por coincidência, dois filmes sobre esses eventos estreiam em Portugal num espaço de um mês. “Utoya, 22 de Julho”, de Erik Poppe, é aquele que tem de se ver. Leia a entrevista

Pedro Nuno não conta com a direita para zelar pelos trabalhadores

Num discurso marcadamente ideológico, o secretário de Estado dos Assuntos Parlamentares defendeu que o PS tem de se definir e saber para que deve servir o Estado. Avisa que o PS não pode descurar o compromisso com os trabalhadores e garante que não será com PSD e CDS que o fará.

Margarida Davim

"Geringonços" contra centristas, o debate que anima o PS

O Congresso do PS arranca esta sexta-feira com um debate que já vai longo. Sem liderança para discutir, com o partido no poder e o fantasma de Sócrates a pairar, os socialistas voltam à discussão ideológica. Há "geringonços" e centristas a debater o futuro do PS. Estará alguma destas alas a ganhar a discussão?

A Newsletter A SÁBADO É TODOS OS DIAS no seu e-mail
NEWSLETTER EXCLUSIVA PARA ASSINANTES O resumo das notícias escritas pela redação da SÁBADO. (Enviada de segunda a sexta)