Sábado – Pense por si

5
Bruno Faria Lopes

O projeto político do influenciador (e empresário) Miguel Milhão

O dono da Prozis, patrocinador do polémico anúncio contra o aborto, tem um podcast com 100 mil seguidores, está a formar uma “comunidade” chamada "V Império" e a tentar legalizar um novo partido político libertário na economia e ultraconservador nos valores, com os estatutos copiados dos do PCP. Milhão vai criar uma fundação "pró vida” e tem a ambição de entrar no negócio nos media. Para onde corre?

Débora Calheiros Lourenço

Como foi o "divórcio" entre Trump e Musk? 

Nas últimas 24 horas o presidente dos Estados Unidos e o dono da Tesla deixaram sérias críticas um ao outro em público. Musk considerou até que Trump não teria vencido as eleições sem o seu apoio.

A lagartixa e o jacaré

Eleições

A crise do Bloco é enorme. Perdeu o chique e ficou apenas com um radical esmaecido, sobrevivendo dos restos das guerras culturais "fracturantes" que deu de bandeja à direita e transformou em pouco mais que folclore intelectual urbano. Sem dinamismo, sem base social, sem pensamento praticamente sobre nada, envelheceu num mundo de slogans sem criatividade. Vai ser penoso ver a sua progressiva desaparição grupuscular. Por falar em penoso, o caso do PCP é ainda mais grave.

João Vaz de Almada, em Maputo

Venâncio Mondlane: “A Frelimo só criou miséria nestes 50 anos”

A SÁBADO entrevistou, em exclusivo desde o seu quartel-general em Maputo, o candidato que (alegadamente) perdeu a eleição presidencial mas que arrasta milhares sempre que sai às ruas. Montou um Governo paralelo para monitorizar o Executivo da Frelimo nos primeiros 100 dias e espera ver as 30 medidas que exigiu cumpridas até 27 de abril. Depois, a turbulência pode voltar a Moçambique.

João Vaz de Almada, em Maputo

Daniel Chapo é o novo presidente da Frelimo

Presidente da República de Moçambique foi eleito hoje presidente do partido Frelimo, no poder em Moçambique desde a independência, com 243 votos a favor e duas abstenções. Centro de Integridade Pública deu entrada com uma providência cautelar alegando incompatibilidade de funções.

A Newsletter Na Revista no seu e-mail
Conheça em primeira mão os destaques da revista que irá sair em banca. (Enviada semanalmente)