Capitão do arranjinho
No Ministério da Defesa, os negócios de favor e a distribuição de comissões aos amigos passaram de disfunção das messes para função dos gabinetes.
No Ministério da Defesa, os negócios de favor e a distribuição de comissões aos amigos passaram de disfunção das messes para função dos gabinetes.
Uma das áreas mais frágeis da governação é a Defesa. Não contamos aqui as boas vontades, as boas intenções, as boas palavras e a boa teoria. O teste de uma política adequada é a sua adaptação à realidade emergente. Não vale a pena correr bem, mas fora do caminho.
A única coisa mais perigosa do que a corrupção sistémica que tomou conta de áreas cruciais das Forças Armadas é o estado de negação dos responsáveis políticos e militares.
O arrastar de pés da Comissão de Inquérito ao Novo Banco na audição de Rui Pinto mostra que, para lá do teatro com os grandes devedores, há coisas que é melhor não apurar.
Portugal não quer fazer o debate de como se ataca essa impunidade estrutural, sob nenhum ponto de vista. Prevalece no debate público esse monstro sagrado dos direitos fundamentais de qualquer cidadão perante o poder coativo da justiça chamado presunção de inocência.
Cerca de 300 crianças e jovens de Viana do Castelo experimentaram atividades das Forças Armadas, numa iniciativa em que o Chefe do Estado-Maior-General procurou mostrar que a carreira militar é um percurso "viável e aliciante".
O chefe do Estado-Maior-General das Forças Armadas, o almirante Silva Ribeiro, afirmou que a missão é a mais arriscada que as Forças Armadas portuguesas realizaram desde o fim o da guerra do Ultramar".
Silva Ribeiro salientou que esta é "uma missão importantíssima" e "extremamente exigente".
Capacetes azuis lusos "estão todos bem e em segurança".
Capacetes azuis lusos "estão todos bem e em segurança".
Os militares portugueses na República Centro Africana "têm de se orgulhar do que estão a fazer", sustenta o general Marco Serronha.
A onda das pátrias percorre o mundo, como uma febre que move montanhas. Mas dentro da ideia de “nação” há muitos fenómenos distintos, e até contraditórios. O que poderia ser um nacionalismo universalmente aceitável, duradouro e, digamos, “civilizado”? Apesar das manifestações, manifestamente precisa de um manifesto
Rebeldes pretendiam caçar Capacetes Azuis, mas encontraram contingente português bem preparado. Ali Darassa lidera grupo que atacou militares em Bambari.
Esta é uma oportunidade, embora limitada pela forma de Governo, pelas opções pessoais disponíveis, e pelas continuadas consequências do gravíssimo caso de Tancos, para se recuperarem três anos de desastre na Defesa Nacional.
O Exército português não dispõe de viaturas com protecção necessária para enfrentar os riscos existentes no Afeganistão
O deputado socialista defendeu hoje que o ex-líder do CDS-PP Paulo Portas foi "um excelente ministro da Defesa, se não o melhor".