Sábado – Pense por si

Ana Taborda

O poder estrangeiro que dominou Portugal

Controlam as maiores companhias cotadas e estratégicas, como a EDP, REN e ANA. Dominam quase todos os bancos e seguradoras. Tornaram-se donos de hospitais privados e de redes de telecomunicações, gerem várias autoestradas. São chineses, angolanos, espanhóis, franceses e de muitos outros locais – onde há dinheiro para investir, o que falta por cá.

Raquel Lito

Portugal, o paraíso fiscal dos estrangeiros

Aos portugueses o fisco não perdoa o IRS, que pode atingir 50%. Aos pensionistas e estrangeiros, a conta é bem mais suave, entre 10% e 20%. A explicação está no regime de residente não habitual. Suecos, britânicos, norte-americanos, franceses, italianos, espanhóis e brasileiros são os principais beneficiários deste discreto offshore fiscal português.

Carlos Rodrigues Lima

Governo trava banqueiros na taxa do Multibanco

Secretário de Estado garantiu, esta sexta-feira, não tencionar alterar a lei que proíbe a taxas nas operações. Maiores bancos, porém, defendem que serviço deve ser pago

BPI passa no teste do BCE aos rácios de capital

De acordo com as exigências do banco central, é imposto ao BPI um rácio CET1, totalmente implementado, de 9,5%. No final do ano passado, a instituição financeira revelou que o rácio se fixou nos 13,2%. 

A Newsletter Na Revista no seu e-mail
Conheça em primeira mão os destaques da revista que irá sair em banca. (Enviada semanalmente)