
FNA 25 - Feira Nacional de Agricultura/Feira do Ribatejo
A FNA 25 – Feira Nacional de Agricultura / Feira do Ribatejo, decore de 7 a 15 de junho, no CNEMA, em Santarém e tem como tema as biosoluções.
A FNA 25 – Feira Nacional de Agricultura / Feira do Ribatejo, decore de 7 a 15 de junho, no CNEMA, em Santarém e tem como tema as biosoluções.
Sim, em Espanha acontece. Mas Portugal vai reforçar a conservação deste predador que é perseguido e não encontra comida suficiente.
Doença que afeta os rebanhos já chegou a países como França, Alemanha, Bélgica ou Luxemburgo. Segundo o virologista Nuno Alegria, este fenómeno deve-se aos "ventos" e às alterações climáticas.
A doença da língua azul atinge todos os distritos de Portugal. Produtores denunciam a situação e o ministro da Agricultura é confrontado pelo Repórter SÁBADO.
A CAP estima que os efeitos se agravem nas próximas semanas.
Por distrito, destacam-se Évora, com 90 explorações afetadas, e Beja, com 76, seguidos por Setúbal (48) e Portalegre (20).
Três produtos de exceção, três propostas para descobrir a região Centro. Fizemos uma viagem deliciosa em busca de queijos com Denominação de Origem Protegida: Beira Baixa, Rabaçal e Serra da Estrela.
A Comissão para a Sustentabilidade Hidroagrícola do Algarve fez a primeira análise do impacto económico e ambiental das restrições do fornecimento de água na região - em causa €130 milhões.
Devido às "recorrentes secas dos últimos anos", sem pastagens nem forragens, vários agricultores do Baixo Alentejo têm animais, mas não têm comida nem água para lhes dar.
Ministra da Agricultura garante ainda que serão atribuídos cerca de 57 milhões de euros para fazer face às dificuldades vividas no período pós covid-19, com a seca e as consequências da guerra na Ucrânia.
"Não será cortada nenhuma árvore para a instalação da central", garante empresa promotora do projeto.
A 26 de junho será inaugurado na Torre, um novo espaço com a presença de convidados muito especiais: os pastores.
Matérias primas são, em grande parte, importadas e já estavam a subir devido à conjetura internacional. Subidas dos custos de produção têm sido amortecidas pelos produtores e não pelos distribuidores.
Com pouco pasto natural nos parques da quinta e com as sementeiras comprometidas devido à falta de chuva, produtores apontam que as matérias-primas para produzir ração biológica "são muito mais caras" do que as matérias-primas utilizadas para a alimentação convencional.
"O PAN não quer que as empresas fiquem postas em causa. O que queremos é que haja uma transformação da nossa economia para uma economia verde e que respeite a vida animal e, para isso, o Estado também deve intervir", afirmou.
Perto de 40 explorações pecuárias declararam casos suspeitos, nos distritos de Beja e Évora, revelou esta sexta-feira fonte do Ministério da Agricultura.