
Veterinários à beira do burnout
Ter de eutanasiar animais, lidar com donos de animais que os agridem e insultam, faz com que a profissão seja cada vez mais desafiante.
Ter de eutanasiar animais, lidar com donos de animais que os agridem e insultam, faz com que a profissão seja cada vez mais desafiante.
Até agora, a Ordem dos Médicos Veterinários não tem conhecimento de alguém que tenha chegado a enviar o dinheiro, mas a PSP também já está a par do crime.
De acordo com a plataforma, a situação agravou-se "pela crescente procura de cuidados de saúde e por fortes limitações das infraestruturas e condições de trabalho existentes no serviço público de saúde".
Cães e gatos com perda de pelo ou episódios de agressividade podem sofrer de ansiedade. Os tratamentos incluem medicação, aromoterapia, com óleos de canábis, e mais passeios.
Em caso de fogo, "tem de haver um plano previamente definido para a alocação dos animais, quer de companhia, quer de produção e de zoo", defende presidente da Ordem dos Médicos Veterinários.
Proposta foi entregue ao Ministério da Agricultura em 20 de dezembro e ainda não suscitou resposta.
"Ainda ninguém foi ouvido", denuncia o advogado do processo, Pedro Ribeiro de Castro.
Décadas de seleção artificial tornaram estes cães pouco saudáveis e atléticos. Agora, um casal de criadores está a tentar fazer diferente.
O responsável considera ainda que "o Governo ignorou a opinião de técnicos especialistas nacionais e internacionais, que consideraram, publicamente e de forma unânime, que a saúde das populações e dos próprios animais pode ficar em risco".
Mais de 40 entidades assinam uma carta aberta alertando para as "graves consequências" da transferência da tutela dos animais de companhia e errantes do Ministério da Agricultura para o do Ambiente.
Associação diz que não existem meios para cumprir a lei antiabate de animais.
Ordem dos Médicos Veterinários recomendou que as pessoas infetadas com o novo coronavírus peçam a alguém sem sintomas para cuidar dos animais de companhia ou usem máscara e luvas.
Publicação no Facebook sobre esterilização de gatos recém-nascidos gerou forte onda de críticas. Veterinária e centro apresentaram queixa contra alguns dos utilizadores da rede sociais responsáveis pelos comentários.
O Bastonário da Ordem dos Veterinários, Jorge Cid, sublinha à SÁBADO que tem que se reforçar os meios dos centros de recolha de animais.
No ano passado, as autoridades registaram uma média de quatro ataques por dia, totalizando 1.359, mais 170 do que em 2017.
Seis meses após ter entrado em vigor a lei que proíbe o abate de animais saudáveis, canis municipais não conseguem responder a todos os pedidos de acolhimento.