Vasco da Gama: O intocável que chegou a vice-rei
De pequeno fidalgo passou a almirante, com lugar no Conselho do Rei. Conseguiu o título de conde – com toda a riqueza que incluía. Nenhum navegador teve tamanha ascensão social
De pequeno fidalgo passou a almirante, com lugar no Conselho do Rei. Conseguiu o título de conde – com toda a riqueza que incluía. Nenhum navegador teve tamanha ascensão social
Pertencia a uma ordem militar religiosa e antes de descobrir o caminho marítimo para a Índia, cumpriu algumas missões para o rei, provando ser corajoso. Vasco da Gama era um líder nato e autoritário
Pode dormir na casa que guarda os botões de punho que o Rei D. Carlos usava quando foi assassinado, almoçar num palácio que pertenceu ao 2º duque de Palmela – com um dos seus descendentes –, ou ter pensão completa assinada pelo chef José Avillez.
A capital da Estremadura orgulha-se do seu passado e mostra-o em cada esquina. Visitámos a cidade e descobrimos: há herança romana para descobrir, além da gastronomia e da leveza do lazer à espanhola.
Pueblos de Luz e Tesoros Ocultos são duas novidades na oferta turística da Extremadura espanhola. Fomos perceber o que são e voltámos com a bagagem repleta de história, de surpresas e já a querer voltar a cruzar a fronteira.
Grupo de flamenco surgiu com o intuito de prevenir o abandono escolar e integrar os alunos de etnia cigana do Agrupamento de Escolas da Ordem de Santiago na comunidade escolar.
Uma espécie de pedestal rodeado de paredes com pintura decorativa esteve cerca de 200 anos escondida na capela-mor da Igreja de Santa Maria do Castelo, em Tavira.
O Presidente que se situa ideologicamente "na esquerda da direita" conviveu no seu primeiro mandato de cinco anos com um quadro inédito de governação minoritária do PS suportada à esquerda no parlamento.
É o mais antigo partido político português e um dos sobreviventes entre os partidos comunistas mundiais. Celebra hoje 100 anos de vida, com episódios para todos os gostos: aventura, traição, morte, mudança, resistência, apogeu e declínio.
O ensaísta, Prémio Camões e Prémio Pessoa, morreu esta terça-feira aos 97 anos. Deixou uma vasta obra de "grande originalidade", e a imagem do homem que permitia "a única reflexão inteligente sobre a política nacional".
Os pobres pediam-lhe dinheiro e casas, mas as elites (engenheiros, deputados, juízes, empresários, padres e condes) queriam colocações em bancos, aumentos e comendas. O ditador acedeu a centenas de cunhas.
Tolentino de Mendonça defende que "é preciso ir além de uma certa ficção que romanceou muito aquele arquivo privado", sublinhando que o arquivo "está muito aberto à sociedade" e tem "mais de dois mil investigadores creditados".
Jogador esteve à conversa com os alunos
"A arqueologia dá-nos a história pela tripa", diz Cláudio Torres. O especialista em cultura islâmica fala da lenta conversão dos cristãos e do repovoamento da Península Ibérica.
A nova presidente da Fundação Calouste Gulbenkian (FCG), Isabel Mota, tomou posse esta quarta-feira e defendeu que a Fundação, hoje com 60 anos, "tem de ousar trilhar caminhos novos".
450 anos depois, a fama de Afonso de Albuquerque, também conhecido por "O Grande", "O César do Oriente", "O Leão dos Mares", "O Marte português" e "O Tirríbel", mantinha-se viva por aquelas paragens…