
A luta pelo mais alto tribunal do País
A saída iminente de três juízes do Constitucional – podem ser quatro – será um teste ao acordo informal com que o PS e o PSD dividem a influência há 43 anos.
A saída iminente de três juízes do Constitucional – podem ser quatro – será um teste ao acordo informal com que o PS e o PSD dividem a influência há 43 anos.
As sondagens indicam que a direita pode ter a maior votação desde o 25 de Abril, mas o momento está longe de ser de estabilidade, nota o professor de Direito que vive nos Estados Unidos. Os dois maiores partidos do sistema têm de estar dispostos a pagar um preço para travarem o populismo de direita.
O impasse na eleição de novos juízes do Tribunal Constitucional é o golpe fatal numa instituição em degradação acelerada. Mas eles acham normal.
Perante um PS maioritário, a balcanização da direita é um pacto suicida. Razão pela qual a única questão relevante para as futuras lideranças do PSD e do CDS é saber se elas entendem a dimensão do sarilho e o que estão dispostas a fazer para o contornar.
O antigo líder do partido é o cabeça de lista pelo Porto, repetindo a candidatura de 2019. João Cotrim Figueiredo é o número 1 pelo círculo eleitoral de Lisboa.
Alguns apelidos repetem-se. Outros cruzam-se nos corredores. Duas queixas a contestar concursos internos que escolheram “filhos de” geraram polémica. Mas o familygate apenas reflete uma cultura de endogamia mais ampla: foi medida em 99%.
Signatários pedem criação de mecanismos que permitam a participação dos cidadãos na recuperação de Portugal face aos impactos da pandemia de Covid-19.
Serão colocados, de uma só vez, na página da Assembleia da República na Internet, os registos de todos os deputados.
João Paulo Batalha, Joana Amaral Dias, Paulo de Morais e Raquel Varela são alguns dos 11 signatários da carta enviada ao presidente da Assembleia da República, Ferro Rodrigues.
Este ano, há duas eleições - as europeias e as legislativas - e confesso que não sei em quem votar nem num caso, nem noutro.
Por cá, o tenebroso sistema que atropela as garantias individuais, como repete a lengalenga da advocacia que cobra 400 ou 500 euros à hora, demorou cinco anos a condenar e, provavelmente, a prender Armando Vara. Não brinquem connosco!
Desafiado por um militante democrata-cristão da Batalha a dizer quando voltará a filiar-se no partido que liderou entre 1992 e 1998, Manuel Monteiro admitiu ainda ter "imensas dúvidas" a esse respeito.
Os incêndios continuam a marcar, de forma indelével, a actualidade nacional. Depois do espanto da tragédia, as opiniões confluem agora para a necessidade de obter respostas. Há inquietação. Muita inquietação.
Hillary terá uma vitória folgada? Nuno Garoupa não acredita. Leia o artigo no site da SÁBADO dedicados à eleições norte-americanas.
Leia a opinião do professor Catedrático de Direito na Universidade do Texas A&M e Investigador da Católica Global Law School sobre as eleições norte-americanas
Leia a opinião de Nuno Garoupa sobre as convenções que decidirão os candidatos à Casa Branca