Sábado – Pense por si

João Pereira Coutinho
João Pereira Coutinho Politólogo, escritor
11 de fevereiro de 2022 às 08:00

Os muros das lamentações

Perante um PS maioritário, a balcanização da direita é um pacto suicida. Razão pela qual a única questão relevante para as futuras lideranças do PSD e do CDS é saber se elas entendem a dimensão do sarilho e o que estão dispostas a fazer para o contornar.

Na douta opinião socialista, a eleição de Carlos Moedas em Lisboa foi um “incidente” sem sustentação política. O que significa isto? Que a oposição será firme, porém leal, durante o mandato de Moedas? Que o PS vai apresentar um candidato mais recomendável do que Fernando Medina nas próximas eleições autárquicas? Que, nessas eleições, vai tentar mobilizar o seu eleitorado sem revelar a displicência que exibiu em 2021?

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
No país emerso

Justiça para José e Nívia Estevam

A resposta das responsáveis escola é chocante. No momento em que soube que o seu filho sofrera uma amputação das pontas dos dedos da mão, esta mãe foi forçado a ler a seguinte justificação: “O sangue foi limpo para os outros meninos não andarem a pisar nem ficarem impressionados, e não foi tanto sangue assim".

Os portugueses que não voltaram

Com a fuga de Angola, há 50 anos, muitos portugueses voltaram para cá. Mas também houve quem preferisse começar uma nova vida noutros países, do Canadá à Austrália. E ainda: conversa com o chef José Avillez; reportagem numa fábrica de oxigénio.