
Verão na cidade: 12 planos para um agosto em Lisboa e Porto
Em mês de férias, Lisboa e Porto mantêm agendas culturais frescas para quem fica na cidade. Eis os livros, concertos e palcos a não perder este mês.
Em mês de férias, Lisboa e Porto mantêm agendas culturais frescas para quem fica na cidade. Eis os livros, concertos e palcos a não perder este mês.
Lenda da música atua na MEO Arena a 29 de julho.
A banda, com a vocalista Emily Armstrong no lugar de Chester Bennington (1976-2017), é o primeiro cabeça de cartaz revelado para a edição do próximo ano.
Até começar junho, mês em que os festivais de verão aceleram (com Kalorama e Primavera Sound na dianteira), ainda há muito para ver e ouvir nos palcos. Eis 10 sugestões a considerar.
O produtor e DJ acaba de lançar um disco que é um retrato amplo do novo hip-hop português e que tem convidados como Deejay Télio, Gson, Wet Bed Gang, Julinho KSD, Slow J, Ivandro, ProfJam, Bispo, Van Zee, Zara G e Nenny.
O humorista ia ser advogado quando escreveu o sketch “Onde estavas no 25 de Abril?” para Herman José e a sua vida mudou. Betinho de Coimbra, foi vítima de bullying na escola, na Margem Sul do Tejo, e tornou-se popular com o humor e o surf.
De norte a sul, a época dos festivais está a chegar em força. Não falta o que ouvir nos próximos dias: músicas do mundo em Sines, rock e hip-hop no Meco e ritmos africanos e brasileiros em Amarante.
A humorista de 33 anos está nas Manhãs da Antena 3, no Irritações da SIC Radical e este ano apresenta o seu espetáculo a solo, Crente. Estudou Publicidade, confessa que é tímida, mas gosta que as pessoas a abordem. A avó de 90 anos acha que faz teatro.
Com 62 anos, o músico norte-americano conta como quase perdeu a voz e que não tem medo de envelhecer. A dedicação ao projeto comunitário que criou é uma das suas prioridades.
E depois do Primavera Sound do Porto (6 a 8 de junho), o que se segue? Do Minho à Zambujeira, a oferta é ampla. Fizemos um guia com o que pode ver em oito grandes festivais, um pouco por todo o País.
Antes de junho, mês em que começa o verão e arrancam em força os festivais, há muito para ver e ouvir de Norte a Sul do País: de concertos de estádio às pequenas salas, propícias a descobertas.
Podia fazer-se uma história do 25 de Abril em menos de 4 mil carateres, sem descaracterizar? É também uma aventura, servida pela experiência de alguém que nunca saiu daqui. E viu e viveu tudo. O bom, o mau e o que não é qualificável.
O embaixador de Israel em Portugal nem sempre é diplomático. Acusa de hipocrisia quem não viu antissemitismo em Portugal, e que até o seu primeiro-ministro terá de responder sobre o 7 de outubro.
Artista de voz etérea, Maria João trilhou uma carreira pela música improvisada. Com um novo disco, "Close To You", recupera uma parceria extinta há três décadas com o contrabaixista Carlos Bica.
As primeiras sextas-feiras de agosto trazem-nos uma mão cheia de novos discos de destaque nos universos do rock, hip-hop e eletrónica.
De "Dangerously in Love" (Beyoncé) a "Hail to the Thief" (Radiohead), de "Get Rich or Die Tryin'" (50 Cent) a "Elephant" (The White Stripes), esta era a banda sonora do mundo em 2003.