As mulheres e a sua participação
Um tema em que as bases do Partido Socialista e o Turismo de Portugal parecem concordar com a reflexão do Ministério Público?
Um tema em que as bases do Partido Socialista e o Turismo de Portugal parecem concordar com a reflexão do Ministério Público?
Os lucros dos cinco maiores bancos em Portugal cresceram 31% até junho, quando comparando aos valores de 2023. As taxas de juro altas reforçam ganhos.
As taxas de juro estão a subir, mas a poupança recorde parada nos bancos continua sem ser remunerada. Os maiores bancos em Portugal mostram não ter qualquer pressa em subir as taxas de juro dos depósitos. “Não nos deixamos pressionar”, diz o presidente do BCP.
Líderes do retalho e de outras grandes empresas cotadas em Bolsa escalam na tabela de ordenados, atingindo os seis dígitos. Na TV, ninguém bate Cristina Ferreira, com €216,6 mil por mês. Entre as estrelas de futebol, Draxler, que chegou agora ao Benfica, recebe €583 mil mensais. Marcelo ganha 58 vezes menos.
Maiores bancos não notam aumentos nas amortizações antecipadas de crédito - um meio para quem tem poupanças se proteger contra a subida das prestações - nem da opção por taxa fixa. Clientes com contratos revistos este mês já vão sentir aumento no encargo mensal.
Os 23 trabalhadores abrangidos pelo despedimento coletivo não aceitaram as condições propostas pelo banco para saírem.
Miguel Maya, presidente executivo do banco, indicou em mensagem que esperava a saída de todos os trabalhadores se desse por negociação, mas que "não foi possível, como se pretendia, concluir este processo exclusivamente pela via negocial".
As perdas com os maus créditos, os juros negativos e a digitalização vão continuar a esmagar os postos de trabalho no setor. Primeira greve geral desde 1988 não é o cenário central dos sindicatos.
Depois de ter dominado o mundo do futebol através da Olivedesportos, o empresário aventurou-se no negócio dos media. Os bancos colocaram-lhe dinheiro nas mãos, mas declarou falência há dois anos, com dívidas de 750 milhões. O DCIAP está a investigar os contornos da insolvência da Controlinveste.
"Temos consciência do relevante impacto nas famílias de pessoas que ao longo de anos deram muito de si ao BCP", afirmou o presidente executivo do banco.
As sete estruturas sindicais foram ouvidas esta quinta-feira na comissão parlamentar de Trabalho e Segurança Social a pedido do grupo parlamentar do PSD, na sequência dos recentes anúncios de mais despedimentos na banca portuguesa.
A descontração nesta foto é de um tempo em que o empresário usava drones para entregar prémios – agora, houve drones da PJ a vigiar os seus aliados, como o advogado André Luiz Gomes, e buscas a gabinetes de banqueiros, como Miguel Maya (BCP) e António Ramalho (Novo Banco), que foram mantidos sob escuta telefónica. Esta é a história de um processo e de um clã alvo da justiça.
Miguel Maya, presidente executivo do BCP, "reuniu-se esta manhã com o Mais Sindicato, o SBC e o SBN para comunicar-lhes a decisão de reduzir o quadro de pessoal".
O braço de ferro durou anos. Houve pressões, jogos de bastidores e muito dinheiro envolvido. Os milhões de Angola colocados na banca nunca tiveram uma origem bem definida: eram do Estado e de figuras poderosas do regime liderado por José Eduardo dos Santos. Estas são as histórias dos esquemas cruzados, offshores, lavagem de dinheiro e relações perigosas.
O BCP pediu a nulidade da contraordenação da Concorrência invocando a ausência de uma análise, feita à luz da mais recente legislação, sobre a alegada troca de informação sensível entre bancos.
O CEO da Sonangol informou que se surgir uma "boa oportunidade para desinvestimento" no Millenium BCP, a hipótese seria avaliada.