Sábado – Pense por si

"A menstruação, a endometriose, a adenomiose, se fossem questões de todos, não eram tabus"

Bárbara tinha 11 anos quando menstruou pela primeira vez. Estava preparada e consciente para a realidade que ia enfrentar – desde pequena que via a mãe sofrer intensamente com dores menstruais. “Era uma menina e tinha plena noção de que a minha mãe já sofria muito. Via-a com muitas hemorragias, a não conseguir sair de casa. E lembro-me perfeitamente do momento em que menstruei e ter pensado que a partir daí ia começar a ter uns dias complicados também, como via a minha mãe a ter.”

Lucília Galha

Quando a puberdade surge ainda na infância

Há cada vez mais raparigas a terem a menstruação antes dos 11 anos. Na maioria dos casos é impossível perceber porquê, mas o fenómeno está a acontecer em todo o mundo. Problema: um início precoce tem impacto, rouba tempo de brincadeira e aumenta o risco de doenças.

(M)Eu, Verso põe Médis e Medialivre a falar sobre mulheres para todos ouvirem

Ao longo deste ano, a Médis e a Medialivre vão lançar oito testemunhos reais que inspiram poemas no site do projeto (M)Eu, Verso (meuverso.sabado.pt), tocando sem tabus e de uma forma muito real em quatro temas importantes na saúde da mulher: gravidez, menstruação, relação com o corpo e menopausa. Estes testemunhos serão revelados com humanismo e sem o filtro das histórias bonitas, por meio de poesia falada e de histórias reais que traçam perfis de vários temas de saúde.

Zimbabwe .mp4

No Zimbabué mulheres fazem pensos para que as meninas não deixem de ir à escola

Uma comunidade rural no Zimbabué está a fazer pensos higiénicos reutilizáveis para que as raparigas não tenham de faltar à escola devido à menstruação. O grupo, composto por voluntárias vendo os pensos a indivíduos e instituições de caridade que os distribuem pelas escolas e por mulheres em situações vulneráveis.

Vanda Marques

Vamos falar de vaginas

As mulheres têm ereções, não precisam de ter menstruação todos os meses e o clítoris é central no prazer sexual. Duas médicas norueguesas quebram todos os tabus.

A Newsletter SÁBADO Edição Manhã no seu e-mail
Tudo o que precisa de saber sobre o que está a acontecer em Portugal e no mundo. Enviada de segunda a domingo às 10h30