
Análise ao sangue poderá substituir amostras de medula óssea na deteção da leucemia
Investigadores têm vindo a acompanhar alterações nas células estaminais hematopoiéticas.
Investigadores têm vindo a acompanhar alterações nas células estaminais hematopoiéticas.
Foi guarda-redes do Real Madrid, aos 20 anos teve um cancro, e na convalescença descobriu a música. Vendeu 300 milhões de discos, fez fortuna, colecionou mulheres e em 2015 escondeu-se para não o verem arrastar-se no palco.
Cientistas do Centro Champalimaud descobriram que são os neurónios localizados nas mucosas que, assim que detetam a presença no organismo de uma infeção, produzem uma substância que funciona como um "chuto de adrenalina" para as células imunitárias.
A batalha começa assim que um corpo estranho ou um agente infecioso entra no organismo, desencadeando a ativação das células do sistema imunitário, que atuam de forma coordenada. A missão decorre até o inimigo ser destruído ou inativado.
As células imunológicas começam por ser células estaminais imaturas na medula óssea e respondem a diferentes citocinas (mensageiros hormonais para a maioria dos efeitos biológicos no sistema imunitário) e sinais químicos para se desenvolverem depois em células imunitárias específicas, como as células T, células B ou fagócitos.
Há 15 anos ficou tetraplégico. Desde então, abriu uma empresa, viu os filhos crescer e é feliz, mas já n ão quer viver – falta-lhe a liberdade. Em 2026, vai morrer através de suicídio assistido.
Quando um partido como o Chega faz campanha contra um político de direita, seja Miguel Albuquerque, seja Luís Montenegro, com acusações de corrupção, é o Chega que perde eleitoralmente. O que aconteceu nas regionais da Madeira pode acontecer nas legislativas de Maio, mesmo para além dos "casos" do Chega.
Numa entrevista publicada no jornal Corriere della Sera, Alfieri, que já operou o Papa, de 88 anos, noutras ocasiões, afirmou que, naquele momento, "Francisco sabia que poderia morrer" e as pessoas ao seu redor "tinham lágrimas nos olhos".
A celebrar 25 anos do seu primeiro restaurante no País, o chef nepalês diz que "vivemos superficialmente", que a melhor cozinha é a mais simples e que quer fazer de Portugal um país de trufa.
No Centro de Simulação NOVA-CUF aperfeiçoa-se a técnica para eliminar falhas, treina-se como comunicar más notícias e também como reagir a lesões no futebol.
A sua Newsletter de quarta-feira
Não são só os elevadores que impedem a realização dos transplantes nas crianças, há falta de camas e de profissionais. Cinco pais relatam à SÁBADO a sua angústia.
Menino de três anos estava para ser internado amanhã no IPO, mas pais foram informados que transplante tinha sido adiado por causa da avaria. À SÁBADO, unidade garante que não foram adiados procedimentos pediátricos.
Pela primeira vez, em 20 anos, está prestes a ser aprovado um novo medicamento para a dor. A descoberta pode vir a ser tão revolucionária quanto o Ozempic foi para a obesidade. Razão? O novo analgésico não causa dependência. Mas há mais novidades: fatos com elétrodos que permitem que doentes com fibromialgia façam fisioterapia; uma espécie de cateterismo que trata as articulações com nanopartículas; ou o uso de células do sistema imunitário para curar doenças reumatológicas, como se faz no cancro.
Foi admirada pelo seu estilo e elegância e como defensora dos direitos das mulheres e dos necessitados no Médio Oriente. Agora, Asma é vista como cúmplice da crueldade do marido.
Segundo um relatório da OCDE, apenas 50% dos portugueses diziam confiar nos tribunais e no sistema judicial.