
Perto de 20 autores lusófonos na Feira do Livro de Madrid
Mia Couto, Alexandra Lucas Coelho, Afonso Reis Cabral e Patrícia Portela são alguns dos autores lusófonos presentes na 84.ª Feira do Livro de Madrid.
Mia Couto, Alexandra Lucas Coelho, Afonso Reis Cabral e Patrícia Portela são alguns dos autores lusófonos presentes na 84.ª Feira do Livro de Madrid.
A sessão solene comemorativa do 51.º aniversário do 25 de Abril de 1974 acontece em período de luto nacional de três dias decretado pelo Governo pela morte do Papa Francisco. Bancadas da esquerda criticaram a suspensão de cerimónias por parte do Governo. Direita optou por fazer campanha eleitoral nos discursos.
O novo projeto “Hack for Equality” tem como objetivo incluir as mulheres que fazem História na denominação de aeroportos, de monumentos e toponímia portugueses.
O festival que decorre em São João da Madeira terá "um espetáculo a partir de poemas de várias autoras que lutaram contra a censura do Estado Novo -- entre elas Maria Teresa Horta", anunciou a autarquia, que organiza.
Falta-nos fazer a revolução cultural-espiritual. Maria Teresa Horta representava, precisamente, essa revolução por realizar. Era uma mulher sem medo, que não se calava. Quando questionada, um dia, sobre o que era a liberdade, Nina Simone respondeu "Liberdade é não ter medo". Se assim for, Maria Teresa Horta foi uma das poucas mulheres portuguesas verdadeiramente livres.
O deputado do Livre Rui Tavares acusou Arruda de fazer o gesto "de forma consciente e deliberada". À SÁBADO, Miguel Arruda nega: "Eu não sou nazi, sou etnicamente judeu. Como é que eu poderia ser nazi?".
Revisite alguns dos destaques da poesia e prosa da autora que nos deixou, bem como uma biografia para compreender mais sobre o seu percurso.
Escritora, jornalista e ativista, foi considerada pela BBC uma das 100 mulheres mais influentes e inspiradoras do mundo. A feminista de pensamento revolucionário morreu nesta terça-feira. Era a última sobrevivente das ousadas "Três Marias".
Em dezembro, Maria Teresa Horta foi incluída numa lista elaborada pela estação pública britânica BBC de 100 mulheres mais influentes e inspiradoras de todo o mundo, que incluía artistas, ativistas, advogadas ou cientistas.
Poeta, romancista, contista e ensaísta, Casimiro de Brito tem mais de 50 obras publicadas, tendo sido distinguido com vários prémios ao longo da sua carreira literária.
"Celebram-se os 50 anos da Revolução dos Cravos. Gostaria de associar-me aos nossos amigos em Portugal (...) para celebrar este aniversário, tão importante para a democracia na Europa", afirmou.
Edição especial em papel da revista começa a ser vendida amanhã, 15 de novembro.
Uma nova versão do Iminente (de entrada livre) em Lisboa, cerveja artesanal, FOLIO em Óbidos e muita música e teatro para ver e ouvir de norte a sul do País. Estas são as sugestões que temos para si.
Reunimos 25 sugestões, de norte a sul do País, capazes de pôr a mexer pais e filhos da manhã até à noite. Só tem de escolher a melhor paragem.
Festivais, mercados de vinhos e peças de teatro são algumas das sugestões para o fim de semana de 12 a 13 de novembro.
O livro foi publicado em abril de 1972, e banido três dias depois pelo então regime, por "conteúdo insanavelmente pornográfico e atentatório da moral pública".