
Grupos de agricultores desmobilizam após reunião com ministra da Agricultura
Em Setúbal, Coimbra e Lamego os agricultores já estão de regresso a casa. Maria do Céu Antunes terá prometido respostas e reuniões para a próxima semana.
Em Setúbal, Coimbra e Lamego os agricultores já estão de regresso a casa. Maria do Céu Antunes terá prometido respostas e reuniões para a próxima semana.
Maria do Céu Antunes mostrou-se apreensiva por grande parte dos incêndios registados até à data decorrerem de queimadas.
Agricultores pararam os tratores em protesto por melhores condições no setor e exigem a demissão da ministra Maria do Céu Antunes.
Os agricultores vão continuar a sair à rua para exigir a demissão de Maria do Céu Antunes e a revogação de políticas controversas, mas há problemas no setor que exigem uma reestruturação mais profunda.
"Aceitei hoje o pedido de demissão apresentado por Luísa Sá Gomes, subdiretora-geral da Direção-Geral de Alimentação e Veterinária, que entendeu não reunir condições para continuar a desempenhar as funções para as quais foi nomeada", lê-se numa nota assinada pela ministra da Agricultura, Maria do Céu Antunes.
Maria do Céu Antunes garante que "num futuro muito próximo" delegará as tarefas que está a acumular após a demissão da secretária de Estado Carla Alves.
Maria do Céu Antunes foi questionada pelos deputados sobre se reunia condições para se manter no cargo, perante a polémica com a ex-secretária de Estado da Agricultura Carla Alves e os processos em que esteve envolvida enquanto autarca em Abrantes, distrito de Santarém.
Maria do Céu Antunes está a ser ouvida no parlamento sobre a polémica em torno de Carla Alves, na sequência de requerimentos dos grupos parlamentares do Chega, Iniciativa Liberal (IL) e do PSD, bem como da deputada única do PAN.
Maria do Céu Antunes vai ser ouvida na sequência da demissão da secretária de Estado, Carla Alves, um dia após a tomada de posse. Caso teve origem nas notícias de contas arrestadas da governante e do marido, ex-autarca.
Em causa está o facto de Maria do Céu Antunes saber antes da nomeação que Carla Alves, secretária de Estado demissionária, tinha contas arrestadas desde março.
Maria do Céu Antunes ainda não se pronunciou sobre o assunto mas o ministério, numa nota enviada às redações, negou as acusações.
"Estamos a preparar e em processo legislativo uma linha de crédito de médio prazo, três anos com um de carência, com um valor de 20 milhões de euros para fazer face a esta seca", afirmou Maria do Céu Antunes.
Maria do Céu Antunes está em isolamento profilático e irá trabalhar a partir de casa após contacto com uma pessoa infetada com covid-19, apesar de não apresentar sintomas e ter realizado o teste à covid-19 com "resultado negativo".
Ministério da Defesa anunciou que João Gomes Cravinho testou positivo à covid-19. É o sétimo ministro de Costa infetado com o novo coronavírus, depois de Manuel Heitor, Nelson de Souza, Ana Mendes Godinho, João Leão, Pedro Siza Vieira e Maria do Céu Antunes.
Maria do Céu Antunes testou positivo e encontra-se em confinamento domiciliário, não tendo "até ao momento apresentado quaisquer sintomas".