Portugal há 40 anos na CEE: como “o bom aluno” vingou na UE
O ministro que falava 30 segundos em inglês e francês, os comentários de Thatcher (que chamava aos portugueses “bárbaros educados”) e outras memórias da adesão.
O ministro que falava 30 segundos em inglês e francês, os comentários de Thatcher (que chamava aos portugueses “bárbaros educados”) e outras memórias da adesão.
D. Afonso Henriques foi o mais votado nesta consulta popular que elegeu as maiores figuras da História de Portugal, surgindo destacado de outras personagens famosas. Luís de Camões, Ramalho Eanes e até Cristiano Ronaldo também aparecem no top das preferências. Se formos analisar por regiões, o avançado do Al-Nassr surge em 1º lugar no Alentejo.
Leonor Beleza foi apresentada como cabeça de lista, mas acabou por não o ser. Soares falhou o que queria. Sousa Franco morreu em campanha. Monteiro fez-se uma estrela. Seguro foi apeado depois de ganhar. Nas eleições a que ninguém liga aconteceu sempre muita coisa.
Leonor Beleza tinha 28 anos quando trabalhou, em 1976, na comissão de peritos que reviu as leis ultraconservadoras sobre a família, que afetavam as mulheres e os filhos ilegítimos. “Foi um privilégio”, conta.
Comparar António Costa a um porco não é comparável a colocar um preservativo no nariz de um Papa, Paulo Portas a Pinóquio e Cavaco Silva e Passos Coelho a Adolfo Hitler. Isto para referir apenas algumas imagens que circularam abundantemente pelos meios sociais procurando "dourar" o acto do professor da FENPROF (e não do STOP), e procurando fazer crer que essas outras caricaturas se equivaliam.
Joana Vicente desempenhava as funções de diretora executiva do Festival Internacional de Cinema de Toronto (TIFF, na sigla em inglês), desde novembro de 2018.
O ensaísta, Prémio Camões e Prémio Pessoa, morreu esta terça-feira aos 97 anos. Deixou uma vasta obra de "grande originalidade", e a imagem do homem que permitia "a única reflexão inteligente sobre a política nacional".
Numa apresentação formal da sua candidatura, em Lisboa, a eurodeputada e dirigente do BE evocou por várias vezes Maria de Lurdes Pintasilgo, a única mulher primeira-ministra em Portugal, e recordou a sua candidatura a Belém de há cinco anos para lembrar outro cenário de crise.
A farmacêutica fez amizade com Sá Carneiro e M.ª Lurdes Pintasilgo e pressionou Agostinho Neto para conseguir medicamentos em Angola.
António Costa apostou num Governo de continuidade, mantendo 14 ministros à frente das mesmas pastas. Mas há novidades entre as 19 caras do futuro Governo.
O antigo ministro da Defesa Nacional e ex-Chefe do Estado-Maior do Exército morreu este sábado, em Lisboa, aos 82 anos, vítima de doença.
Estudou nos melhores colégios, foi internada pelo pai num convento e tentou ser hospedeira, mas quase deitou fogo ao avião. Diz que só é actriz por causa da voz rouca. Superou um cancro da mama, fez quatro cirurgias ao nariz e sofreu cinco fracturas na coluna.
Notícia foi partilhada pela família.
A candidata do Bloco de Esquerda ultrapassou a única mulher candidata às presidenciais que a antecedeu. Maria de Lurdes Pintasilgo obteve 419 mil votos em 1986.
Nunca tantos chegaram aos boletins de voto. Será desta? Até terça-feira, nenhum candidato tinha apresentado as 7.500 assinaturas. Conheça-os
O Presidente da República reconduziu hoje o juiz-conselheiro Guilherme d'Oliveira Martins para um novo mandato como presidente do Tribunal de Contas, cargo que ocupa desde 2005.