Sábado – Pense por si

Ana Taborda

Ernesto Vilhena, o senhor diamante

Durante quase cinco décadas, liderou a maior empresa das antigas colónias, que ocupava, em Angola, o equivalente a um terço do território português. Com um salário milionário, criou uma das maiores coleções de arte do País, mas morreu sem deixar dinheiro no banco. Teve várias polémicas com Salazar, que chegou a visitá-lo em casa.

Dicionário de Corporativismo Cultural

O mero percorrer destes nomes mostra que a bajulação, o engraxanço, a curvatura de espinha e o culambismo (ideologia dos lambe-cus) continuam a ter um papel preponderante no acesso às oportunidades do nosso pequeníssimo mercado cultural.

Augusto Freitas de Sousa

Toda a história de Lourenço, o bebé-milagre

Sobreviveu a 107 dias na barriga da mãe, apesar de esta se encontrar cerebralmente morta. Depois de nascer conseguiu estabilizar num curto espaço de tempo. Foi revelado um caso semelhante ao deste bebé.

6
Raquel Lito

Quem são os nobres portugueses?

Têm títulos e brasões mas podem viver em barcos e desenhar bonecos. O proprietário do famoso quadro vendido recentemente ao Museu da Arte Antiga cria vacas.

2
Rui Hortelão

Bastidores: Tudo sobre todas as Misericórdias

Além de novidades em primeira mão sobre a Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, a SÁBADO encontrou histórias incríveis, como a da madame Maria da Piedade Calado, proprietária do bordel mais exclusivo de Lisboa, nos anos 50

A Newsletter O Melhor do Mês Registados no seu e-mail
Para que não lhe escape nada, todos os meses o Diretor da SÁBADO faz um resumo sobre o que de melhor aconteceu no mês anterior. Enviada mensalmente