
Xi e Putin, os limites da aliança
A convergência entre Pequim e Moscovo, para partilha de esferas de influência, cimenta uma aliança precária em que o parceiro chinês é cada vez mais influente à custa da Rússia.
A convergência entre Pequim e Moscovo, para partilha de esferas de influência, cimenta uma aliança precária em que o parceiro chinês é cada vez mais influente à custa da Rússia.
O apoio da China à Rússia, a questão de Taiwan e as relações económicas entre as duas potências foram os principais temas discutidos na viagem que durou três dias.
O geógrafo alerta para as mudanças que as alterações climáticas vão trazer. E fala ainda dos sistemas digitais de controlo, da guerra na Ucrânia e da disputa entre Portugal e Espanha pelas Ilhas Selvagens.
Foi pedido aos estúdios Warner Bros para o mapa ser “desfocado” após a constestação sobre o mapa com “a linha das nove raias”.
A comissão de censura do Vietname considera que o filme tem "imagens ofensivas" de um mapa em que parte do Mar Meridional da China está assinalado como pertencendo a Pequim.
Xi Jinping recebeu Antony Blinken, em Pequim. É o primeiro sinal de aproximação entre os dois países depois da viagem ter sido adiada após o abate do balão-espião chinês em solo americano. As duas potências tentam reatar relações, mantendo a distância.
Mais de 1.060 pessoas perderam a vida, incluindo 979 australianos, quando o submarino dos EUA atacou o navio de bandeira japonesa sem saber quem seguia lá dentro. Soldados japoneses, prisioneiros de guerra e civis de 14 países encontravam-se na embarcação.
Xi Jinping jurou reforçar a segurança da República Popular da China e transformar o Exército de Libertação Popular numa "imensa muralha de aço".
Estudo revela que o homem contribuiu para esta situação. Autores apelam para o alerta de qualquer evidência de que estes animais ainda possam existir na China.
O tufão, acompanhado por ventos que atingiram 195 quilómetros por hora, varreu o centro e o sul das Filipinas na quinta e sexta-feira, explodindo telhados, rasgando postes e cortando as comunicações, antes de partir para o mar no sábado.
O cancelamento do contrato com o Grupo Naval francês, avaliado em cerca de 55,611 mil milhões de euros, acontece após a celebração de um acordo entre os Estados Unidos, a Austrália e o Reino Unido para o desenvolvimento de submarinos nucleares.
O secretário de Estado norte-americano anunciou novos objetivos dos EUA no Ártico para fazer face à "atitude agressiva" da China e da Rússia na região, rica em recursos naturais e oportunidades económicas.
Em causa estão crimes contra a humanidade e danos ambientais no mar da China Meridional.
Na ilha de Mindanao, 107 pessoas estão desaparecidas.
Posição surgiu depois do secretário da Defesa dos EUA dizer que não aceitará militarização do mar da China Meridional por parte de Pequim.
Jamie Dimon critica a decisão da administração americana em retirar o país do acordo de Paris.