
O maior Festival do Bacalhau na Gafanha da Nazaré
A identidade de Ílhavo: o bacalhau, o mar, as tradições, e o património imaterial é celebrado de 13 a 17 de agosto
A identidade de Ílhavo: o bacalhau, o mar, as tradições, e o património imaterial é celebrado de 13 a 17 de agosto
A estante continuava no apartamento que partilharam durante anos. Ela saíra há oito meses, depois de uma separação silenciosa, feita de rotinas que deixaram de se sincronizar. Ele ficara. Nenhum dos dois mencionara a estante nos dias da divisão prática. Nem na devolução das chaves. Nem na última mensagem trocada.
Responsáveis por editoras independentes e representantes de grupos editoriais com várias chancelas dizem estar otimistas quanto a esta edição da Feira do Livro, a 95.ª.
Apareceu pela primeira vez nos jornais ainda não tinha 4 anos, depois de assistir ao atropelamento mortal da mãe. Descendente de ferroviários, cresceu de terra em terra, mas foi em Santarém, ao volante de um Citroën 2CV, que pediu a mulher em casamento. Juntos adotaram dois bebés, viajaram pela Europa a acampar e viram o cancro matar o herói de Abril. No Luxemburgo, a filha Catarina tornou-se delegada sindical. Os netos cresceram a ouvir as histórias do avô revolucionário.
O casamento, os dois filhos adotados e o terceiro filho - durante quase 30 anos desconhecido do público - são alguns dos aspetos em destaque no trabalho de capa sobre o famoso capitão de Abril. E ainda: o lado B de Rui Tavares e o clube de golfe de Luís Montenegro.
São duas bolsas para inéditos de ficção e ensaio. "Em vez de premiar obras já escritas, decidimos criar condições para que novas obras possam ser escritas", afirmou a diretora editorial Clara Capitão.
Uma candidata casada a receber pensão de viúva e o primeiro capítulo de um romance polémico estão entre os destaques desta terça-feira.
A SÁBADO pré-publica o primeiro capítulo do mais recente romance de Germano Almeida que gerou polémica por retratar o festival literário Correntes d'Escritas e ter contado com ameaças de processo judicial. "Crime nas Correntes d'Escritas" nasce da natureza de observador minucioso do autor, que precisou apenas da sugestão de um outro participante para encarar aquele ambiente das Correntes como o cenário ideal de um crime. Nas livrarias a 8 de abril.
"Uma guitarra com gente dentro", assim se chama a mostra pensada para "dar uma nova imagem sobre Carlos Paredes, sobre algo que era mais desconhecido" no seu percurso.
O livro conta uma história ficcionada, em que as personagens são participantes reais do encontro de escritores, com os seus próprios nomes, sobre o desaparecimento, alegadamente por roubo, de um manuscrito original de Mário Zambujal.
A psicóloga Rute Agulhas e o assistente social Jorge Neo Costa, ambos do grupo VITA, escreveram um guia prático para pais e cuidadores sobre o tema. Saiba a que sinais deve estar alerta e como deve abordar o assunto com o seu filho, consoante a idade. Usar as notícias que se veem na televisão pode ser um bom ponto de partida.
Pauline Delabroy-Allard escreveu "Tudo isto é Sarah" e foi a sensação do ano em Paris. Já é comparada a Annie Ernaux e Marguerite Duras. Porquê exatamente?
A empresária é viúva de um grande nome do software norte-americano. Tem duas filhas e criticou o manuscrito da autobiografia de Bill Gates.
Cidades escondidas, uma máscara ornamentada e um manuscrito com mais de dois milénios, sobre como aproveitar a vida, representam avanços significativos e oferecem novas respostas.
Uma nova descoberta fez com que dois pacientes paraplégicos voltassem a caminhar curtas distâncias e a subir e descer escadas. Dispositivo é colocado numa área cujo papel na marcha era desconhecido.
Ex-presidente portista fala ainda da "falta de lealdade" de Sérgio Conceição, de ser um homem apaixonado aos 80 anos, das arbitragens, do "não me recandidatarei" e das polémicas com a imprensa. No seu livro, uma espécie de diário, agora publicado, o antigo líder dos dragões joga ao ataque.