Sábado – Pense por si

Muitos portugueses escaparam ao rótulo de "retornado", mas não ao sentimento de perda
Bruno Faria Lopes

"Retornados": histórias dos que não voltaram a Portugal

Milhares de portugueses que saíram de Angola e de Moçambique há 50 anos não vieram para Portugal ou apenas passaram pelo país. Muitos já tinham nascido em África. Houve quem voltasse mais tarde, mas vários continuam fora, onde se relançaram. Escaparam ao rótulo de "retornado", mas não ao sentimento de perda.

Bruno Faria Lopes

As sagas de quem fugiu de Angola há 50 anos

Partiram em colunas de mil carros, com bebés e crianças, atravessando a guerra e a natureza hostil. Saíram de traineira para a Namíbia e para Portugal. Penaram durante meses em campos de refugiados. Meio século depois contam o que viveram como se tivesse sido ontem.

Maria Henrique Espada

JPP: O partido dos irmãos Sousa chega a São Bento

Já contavam, mas houve festa em Santa Cruz, Madeira. O segundo partido no arquipélago ainda não sabe onde se quer sentar (esquerda ou direita?), mas vai ter causas nacionais, como a regionalização.

Carlos Torres

Já houve 30 campeões na última jornada – e só um volte-face

O Sporting tem a história e a estatística a seu favor, mas o Benfica é o único que sabe o que é ultrapassar o líder e festejar mesmo no fim. Se leões e águias terminarem com os mesmos pontos, será a sétima vez que os dois primeiros acabam empatados, apurando-se assim o campeão pela vantagem no confronto direto.

Carlos Torres

Jorge Amaral: "Cheguei com um carro vermelho e o Pinto da Costa disse-me: 'Começas bem'"

O antigo guarda-redes iniciou a carreira no Benfica, a levar boladas de Eusébio. Foi campeão da II Divisão no Marítimo (onde assistiu à queda de um avião na Madeira) e esteve no FC Porto campeão europeu, embora só como suplente. Como treinador, foi duas vezes campeão da III Divisão e ganhou o primeiro campeonato de futebol de praia.

Rita Rato Nunes

A quinta vida de Albuquerque, o imparável

Madeirenses voltaram a dar uma vitória ao líder do PSD/Madeira, com um resultado expressivo. Nem as suspeitas de corrupção, nem a instabilidade política o impediram de ter o maior número de votos desde a sua primeira eleição, há uma década

Maria Henrique Espada

IL admite viabilizar governo de Albuquerque

E sem o preço de cargos, na Assembleia Regional e no governo, que o CDS deverá exigir. O partido bate-se “por propostas” e considera possível deixar passar quer o programa de governo quer o orçamento. "O meu telefone está sempre ligado", diz Gonçalo Maia Camelo, líder regional.

Madeira

Albuquerque, à justiça o que é da justiça

Os madeirenses não castigaram o líder do PSD pelo caso: houve menos abstenção e teve mais votos. As urnas foram só política, imunes às questões judiciais. Se for acusado em funções, a democracia entra em território não cartografado. A oposição não soube, nem sabe, o que dizer sobre isso.

A Newsletter O Melhor do Mês Registados no seu e-mail
Para que não lhe escape nada, todos os meses o Diretor da SÁBADO faz um resumo sobre o que de melhor aconteceu no mês anterior. Enviada mensalmente