
200 anos depois, quem é Camilo Castelo Branco?
O bicentenário do autor que inspirou centenas de escritores entre os quais Aquilino Ribeiro e Agustina Bessa-Luís é celebrado por todo o País. Mas os seus livros vão sendo cada vez menos lidos.
O bicentenário do autor que inspirou centenas de escritores entre os quais Aquilino Ribeiro e Agustina Bessa-Luís é celebrado por todo o País. Mas os seus livros vão sendo cada vez menos lidos.
A poucos dias dos 200 anos de nascimento de Camilo Castelo Branco, a ministra da Cultura destacou "a dimensão emocional" da escrita do autor.
O humorista ia ser advogado quando escreveu o sketch “Onde estavas no 25 de Abril?” para Herman José e a sua vida mudou. Betinho de Coimbra, foi vítima de bullying na escola, na Margem Sul do Tejo, e tornou-se popular com o humor e o surf.
Lista prévia feita pela vereadora Monica Benicio inclui busto do padre António Vieira, do Marechal Luís Alves de Lima e Silva, do Duque de Caxias e do patrono do exército brasileiro.
Falou-se muito das alegadas pressões de António Costa sobre o ex-governador do Banco de Portugal por causa de Isabel dos Santos. Mas como ignorar o espantoso retrato que Luís Rosa e Carlos Costa nos deixam sobre o mundo de irrealidade em que vivia José Sócrates antes do chumbo do PEC 4?
Ministro da cultura destacou "perfil de intelectual interventivo" do autor que tem "uma visão ampla e abrangente sobre o que é a Cultura".
Em Melancholia, o mais recente romance de Viegas, o detetive Jaime Ramos volta para se confrontar com a idade, o pessimismo, a iniquidade e um corpo no Palácio de Cristal. Pretexto de entrevista.
Politólogo e professor universitário, prepara-se para lançar em livro as crónicas publicadas na SÁBADO e no CM desde 2015. Diz que escrever sobre a política portuguesa é fazer uma piada sobre uma piada
Quando metemos o nariz dentro de um livro e começamos a lê-lo, a primeira frase deve fazer-nos sucumbir logo ao seu encanto. Deve capturar a nossa atenção e conduzir-nos como uma corrente que nos puxa para dentro do mar.
Pausadas e simpáticas, sempre cuidadosas com a linguagem, para não cansar ninguém, as vírgulas podem ser autênticas pedradas de oxigénio, após muitas arfadas devido ao caudal discursivo dos escritores (sobretudo daqueles que despejam palavras pela boca como um chafariz).
A preguiça é a força que mais depressa torna as coisas obsoletas, pois foi com ela em mente que todas as invenções, das mais simples às mais complexas, mudaram as anteriores.
O prémio, no valor pecuniário de 10 mil euros, inclui ainda a edição da obra, o romance Escavadoras.
Damos-lhe ideias para usufruir dos dias fechados que aí vêm, mesmo em tempos de pandemia, dos passeios à cultura e da comida às melhores compras
O achado agora anunciado foi tema da uma tese de mestrado defendida pela pesquisadora chamada "Um projeto de revista n’O Espelho: literatura, modas, indústria e artes (1859-1860)".
A editora Livros Cotovia, que reuniu no seu catálogo autores como Agostinho da Silva, Frederico Lourenço ou Manuel Resende, anunciou o encerramento da sua atividade, no final do ano.
Historiadora e co-fundadora da Companhia das Letras, Lilia Moritz Schwarcz pega em oito grandes temas para descrever cinco séculos de autoritarismo no Brasil. Motivo de conversa telefónica em tempos de pandemia