Sábado – Pense por si

Para quem entra agora no mercado de trabalho, 46 anos de contribuições permitirão preservar mais de 90% do valor do salário.

Carreiras longas ainda permitem ter pensão próxima do salário

Portugal deverá ter no futuro a terceira taxa de substituição dos rendimentos de trabalho na aposentação mais elevada da OCDE para carreiras contributivas longas e estáveis. Para quem agora começa a trabalhar, idade normal da reforma deverá ser de 68 anos.

Ana Taborda

Os testamentos de Francisco Pinto Balsemão

Fez seis testamentos ao longo da vida, o primeiro quanto tinha 28 anos. No último e definitivo, que assinou em 2020, deixou a casa na Quinta da Marinha à mulher, a Impresa aos filhos e mais de 100 mil euros a várias pessoas - uma delas o motorista José Sousa, com quem trabalhou 33 anos.

Luanda, 1975:  a cidade fervilha com a independência iminente de Angola. E o dia decisivo seria tenso
António Luís Marinho

Angola 1975: crónica do nascimento de uma nação

A guerrilha urbana, a espera ansiosa, o cerco a Luanda, as filas para a comida e para fugir, e a decisão de não sair. Há 50 anos nasceu a República Popular de Angola. 30 mil portugueses ficaram.

Francisco Pinto Balsemão recordado em 88 histórias sobre a sua vida
Alexandre R. Malhado

Balsemão em 88 histórias

Durante 88 anos, Balsemão foi quase tudo: jornalista, deputado, fundador do PSD, ministro e primeiro-ministro. Estas são 88 histórias da vida fabulosa e desconhecida do último senador.

Álvaro Laborinho Lúcio, antigo ministro da Justiça, faleceu.
Ricardo Santos

Laborinho Lúcio (1941-2025): um homem de várias facetas

Pedagogo, escritor, amante das artes e do futebol, deputado pelo PSD, ministro da Justiça, juiz do Supremo Tribunal, defensor e mentor de políticas sociais para crianças e vítimas de violência doméstica e abusos sexuais, morreu aos 83 anos.

Vasco da Gama mandou açoitar duas mulheres que viajaram clandestinas para a Índia
Susana Lúcio

As mulheres nos Descobrimentos

Houve quem tivesse lutado em praças africanas, enriquecido com o açúcar e influenciado cortes orientais. As que ficaram contribuíram para a sobrevivência de Portugal.

A Newsletter Na Revista no seu e-mail
Conheça em primeira mão os destaques da revista que irá sair em banca. (Enviada semanalmente)