
O Alentejo vai ao Festival de Cinema de Locarno
Para a competição principal do festival foi escolhido o filme "As Estações", de Maureen Fazendeiro, "uma viagem pela história real e inventada" do Alentejo e "dos povos que ali viveram".
Para a competição principal do festival foi escolhido o filme "As Estações", de Maureen Fazendeiro, "uma viagem pela história real e inventada" do Alentejo e "dos povos que ali viveram".
De 1 a 11 de maio, o IndieLisboa aposta em mais de 100 filmes. Há clássicos de Almodóvar e dos irmãos Cohen, animação, comédias sobre Salazar, Pamela Anderson e C. Tangana.
Denise Fernandes, que já tinha apresentado em Locarno a curta-metragem "Nha Mila" (2020), é uma realizadora portuguesa de origem cabo-verdiana, formada na Suíça.
"Fogo do Vento", que se estreou em Locarno, acompanha alguns dos protagonistas do filme anterior da realizadora, a curta-metragem "Farpões Baldios", aprofundando histórias de uma comunidade alentejana.
A 18.ª edição do festival vai decorrer de 10 a 16 de setembro. Vão ser exibidos filmes como "Cartas Telepáticas", de Edgar Pêra e "Sasquatch Sunset", de David e Nathan Zellner.
A programação do festival, que começa esta 5.ª, 23, aposta forte em novos filmes portugueses. Mas não só: há ecos cinéfilos de todo o globo. Deixamos-lhe cinco sugestões a descobrir em sala.
A 77.ª edição do festival europeu de cinema arranca esta terça-feira e há oito filmes com assinatura portuguesa. A SÁBADO falou com um dos cineastas presentes, Paulo Carneiro, que lamenta a falta de apoios para ir a estes eventos.
Concertos, filmes, videojogos, gastronomia italiana e até ioga em família: não faltam bons programas para este fim de semana.
De 10 a 20 de novembro, o Lisbon & Sintra Film Festival regressa à capital e ao concelho vizinho. Michael Fassbender, David Cronenberg ou Angela Davis estão confirmados.
Joana Domingues, 33 anos, é uma das sócias fundadoras da produtora independente Caracol Studios.
Consulte as nossas sugestões sobre o que ver e fazer de 16 a 18 de julho.
Filmes, teatro e concertos: o que não deve perder este sábado e domingo nas plataformas culturais portuguesas... e na televisão.
Vitalina Varela, o filme, foi indicado como candidato à nomeação pela Academia Portuguesa de Cinema, no passado mês de dezembro, depois de Listen, de Ana Rocha de Sousa, inicialmente escolhido, ter sido excluído.
Os 15 nomeados para Melhor Filme Internacional serão anunciados no próximo dia 9 de fevereiro, em Los Angeles, cerca de um mês antes das restantes nomeações.
"Vitalina Varela" teve estreia mundial em agosto de 2020 no Festival de Cinema de Locarno onde arrecadou os principais prémios: Leopardo de Ouro e Leopardo de melhor interpretação feminina.
O filme está atualmente em exibição nas salas de cinema nacionais e tem estreia garantida em França, ainda este ano, e no Brasil, em 2020.