
Pais processam OpenAI por ChatGPT ter ajudado filho a suicidar-se
Um jovem de 16 anos foi "ajudado" pelo ChatGPT a preparar o seu suicídio. Programa aprovou o nó de forca apresentado pelo jovem.
Um jovem de 16 anos foi "ajudado" pelo ChatGPT a preparar o seu suicídio. Programa aprovou o nó de forca apresentado pelo jovem.
Esta versão vai servir de base de treino e desenvolvimento para as versões seguintes - a base (disponível no terceiro trimestre de 2025) e a multimodal (segundo trimestre de 2026).
O homem mais rico do mundo anunciou o seu modelo para rivalizar com o ChatGPT e com a DeepSeek. Vai estar disponível para os clientes que pagam pelo X.
De acordo com o cientista, o maior risco em relação à IA é "a falta de compreensão" que existe em torno dela, pelo que uma prioridade é educar o público em geral sobre os seus benefícios.
Trouxe a inteligência artificial para a vanguarda do discurso público e gerou apreensão e fascínio. Dois anos depois do seu "nascimento", o que reserva o futuro para este chat?
O projeto envolve o Centro para a AI Responsável, da qual Paulo Dimas é CEO, e os centros de investigação, a Nova FCT e o Instituto Superior Técnico.
Estudante utilizou o Gemini para pedir ajuda para o seu trabalho e acabou por receber uma mensagem ameaçadora. Google diz que está a resolver o problema.
As expectativas em relação ao LLM português são grandes dada a necessidade de fornecer soluções de inteligência artificial aos cidadãos e às empresas que sejam acessíveis, simples e de fácil utilização.
Luís Montenegro considerou que esta ferramenta será "um passo crítico" que permitirá dar novas respostas em várias áreas.
O professor universitário defende a integração de ferramentas de IA no ensino, lembrando que os trabalhos do futuro vão estar adaptados a esta tecnologia. E garante aos docentes: "Não vão ser substituídos".
Análise a textos publicados na imprensa nacional concluiu que maioria é de direita. Mas também colocou Miguel Sousa Tavares no centro-esquerda: "Não me surpreende nada", diz o comentador.
Uma versão mais avançada vai ser lançada pela OpenAI e promete tornar-se cada vez mais acessível. A nova versão consegue analizar imagens e áudios de forma mais eficaz do que as anteriores.
Já não é apenas a OpenAI que está na corrida da inteligência artificial. Nos últimos meses, Google, Amazon e Meta apresentaram os seus modelos.
Uma carta dos funcionários da OpenAI avisava para os perigos que esta descoberta podia implicar. Dois especialistas portugueses explicam o que significa este avanço e como foi criada uma "dramatização" à sua volta.
As universidades portuguesas veem no ChatGPT uma ferramenta útil para complementar a aprendizagem e não um inimigo ao ensino. E há até professores que aceitam que seja usada nos testes.