Papa alerta para "persuasão oculta" e falta de transparência na Inteligência Artificial
Desde que foi eleito chefe da igreja católica Leão tem alertado repetidamente para os riscos da IA.
Desde que foi eleito chefe da igreja católica Leão tem alertado repetidamente para os riscos da IA.
Num dia, o PGR disse que a investigação ao megaprocesso estava pendente por um recurso. Noutro, a Relação de Lisboa desmentiu-o. O dirigente sindical Paulo Lona aponta para a falta de oficiais de justiça, que notifiquem de forma célere, e para a urgência do avanço tecnológico.
O modelo que a Apple usa tem 150 mil milhões de parâmetros e o da Gemini, da Google, será utilizado para melhorar a capacidade de resumir e planear as funções da Siri.
Um jovem de 16 anos foi "ajudado" pelo ChatGPT a preparar o seu suicídio. Programa aprovou o nó de forca apresentado pelo jovem.
Esta versão vai servir de base de treino e desenvolvimento para as versões seguintes - a base (disponível no terceiro trimestre de 2025) e a multimodal (segundo trimestre de 2026).
O homem mais rico do mundo anunciou o seu modelo para rivalizar com o ChatGPT e com a DeepSeek. Vai estar disponível para os clientes que pagam pelo X.
De acordo com o cientista, o maior risco em relação à IA é "a falta de compreensão" que existe em torno dela, pelo que uma prioridade é educar o público em geral sobre os seus benefícios.
Trouxe a inteligência artificial para a vanguarda do discurso público e gerou apreensão e fascínio. Dois anos depois do seu "nascimento", o que reserva o futuro para este chat?
O projeto envolve o Centro para a AI Responsável, da qual Paulo Dimas é CEO, e os centros de investigação, a Nova FCT e o Instituto Superior Técnico.
Estudante utilizou o Gemini para pedir ajuda para o seu trabalho e acabou por receber uma mensagem ameaçadora. Google diz que está a resolver o problema.
As expectativas em relação ao LLM português são grandes dada a necessidade de fornecer soluções de inteligência artificial aos cidadãos e às empresas que sejam acessíveis, simples e de fácil utilização.
Luís Montenegro considerou que esta ferramenta será "um passo crítico" que permitirá dar novas respostas em várias áreas.
O professor universitário defende a integração de ferramentas de IA no ensino, lembrando que os trabalhos do futuro vão estar adaptados a esta tecnologia. E garante aos docentes: "Não vão ser substituídos".
Análise a textos publicados na imprensa nacional concluiu que maioria é de direita. Mas também colocou Miguel Sousa Tavares no centro-esquerda: "Não me surpreende nada", diz o comentador.
Uma versão mais avançada vai ser lançada pela OpenAI e promete tornar-se cada vez mais acessível. A nova versão consegue analizar imagens e áudios de forma mais eficaz do que as anteriores.